EXPOSIÇÕES NOVEMBRO 2011

SP24H

SESC Santana

até 04/11

Foi concebida com a intenção de materializar, por meio de ilustrações em “graffiti-art”, as 24 horas de um crescente e complexo movimento de transformação dessa cidade global, urbana e contemporânea que é São Paulo e, ao mesmo tempo, valorizar sua estética e diversidade cultural. Com o grupo OPNI. Muro lateral à Unidade, na Rua Viri.

Terça a sexta, 10h às 22h; sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, 10h às 19h


Frans Krajcberg

Museu Afro Brasil

até 06/11

O Museu Afro Brasil inaugura a exposição KRAJCBERG, o Homem e a Natureza no Ano Internacional das Florestas, com 31 trabalhos em suportes diversos, como esculturas, relevos, back-light e fotografias, algumas delas inéditas, celebrando os 90 anos de vida de Frans Krajcberg e prestando uma homenagem ao Ano Internacional das Florestas, decretado pela ONU.

Terça a domingo das 10h às 17h


TRATO LETRADO - RODRIGO BUENO E ATELIER MATA ADENTRO

SESC Vila Mariana

até 06/11

A instalação do artista visual Rodrigo Bueno e seu Atelier Mata Adentro intervém na configuração do Atrium do SESC Vila Mariana, ressignificando-o ao sobrepor às suas paredes fragmentos vegetais e uma miríade de peças em madeira das mais variadas procedências e formatos.

Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30


Geometria do espaço infinito

Centro Cultural São Paulo

até 06/11

A exposição apresenta cerca de 70 obras de Antonio Lizárraga (1924-2009) e Paulo Roberto Leal (1946-1991), a fim de examinar alguns desdobramentos do pensamento construtivo na arte brasileira de 1970 em diante.

Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h


II Mostra do Programa de Exposições 2011

Centro Cultural São Paulo

até 06/11

A mostra reúne a produção dos artistas Aruan Mattos e Flavia Regaldo, Bruno Storni, Bruno Vieira, Carolina Caliento, Daniel Scandurra e Rafael Adorjan, inscritos em edital e selecionados por comissão julgadora. Em paralelo, os convidados Gabriela Machado e Tonico Lemos Auad apresentam trabalhos inéditos.

Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h


Rubens Gerchman: Os Últimos Anos

Caixa Cultural São Paulo

até 10/11

A exposição reúne 22 serigrafias realizadas pelo artista nos cinco últimos anos de sua vida, período em que viveu na cidade de São Paulo e está documentada em catálogo de 36 páginas.

Terça a domingo das 9h às 21h


Edifício Planalto e o Vizinho Fotógrafo

UP ART - Espaço Cultural Condomínio Planalto

até 13/11

O Edifício Planalto, no centro da capital, é a inspiração da nova exposição do fotógrafo ensaísta Gal Oppido. Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural em 2002, o Edifício Planalto foi projetado e construído na década de 50 pelo polêmico e intenso Artacho Jurado. São 30 imagens captadas em câmeras 4x5, eletrônica e via celular/instagram, além de uma série de desenhos realizados pelo autor. Arquiteto de formação, o paulistano Gal Oppido divide com ensaios sobre o corpo e desenhos, obras que são leituras sobre as cidades.

Segunda à segunda, das 7h às 22h


Live Painting Livraria Cultura - Camila Morita

Livraria Cultura - Conjunto Nacional

até 18/11

A pintura ao vivo, como é conhecida, é a expressão da improvisação performática de seus participantes e costuma acontecer em locais públicos. O movimento, que vem ganhando força desde a década de 90, conta com a participação de artistas de vários gêneros, fortemente marcado pela arte de rua e grafiteiros. As intervenções acontecerão a partir das 9 horas da manhã no último sábado de cada mês. As performances poderão ser acompanhadas ao vivo pelo público, e o resultado de cada obra ficará exposto na vitrine da loja de Artes, em frente ao Cine Livraria Cultura.

Segunda à sábado, das 10h às 22h e domingos, das 14h às 20h


BALADA LITERÁRIA - exposições de 17 a 20/11 (só 4 dias)

TEMPO SUSPENSO

Livraria da Vila

Exposição de fotografias de Isabel Santana.

Das 18h30 às 21h30

AOÁ

Centro Cultural b_arco

Exposição com o artista plástico Jobalo

Quinta das 17h30 às 22h, Domingo das 16h às 22h

SÓ VÊ O OVO QUEM JÁ O TIVER VISTO

Centro Cultural b_arco

Exposição com a artista plástica Vera Fraga Leslie

Quinta das 17h30 às 22h, Domingo das 16h às 22h

VOCÊ ECOA

Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Exposição com o artista plástico Daniel Scandurra

Segunda a sexta das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h

INVASÃO CONCRETA

Instituto Goethe e pelo bairro da Vila Madalena com concepção e realização de Daniel Scandurra

PAPÉIS PRIVADOS

Centro Cultural b_arco

Exposição de poemas de Bruna Beber

Quinta das 17h30 às 22h, Domingo das 16h às 22h



AVPD - Aslak Vibæk e Peter Dossing

Galeria Leme

até 20/11

Os artistas criam obras nas quais a visão do observador é desviada, criando ilusões de ótica que afetam a percepção e emoção psicológica dos espectadores. As obras do AVPD seguem o minimalismo, com composições sutis e precisas. Sua inspiração vem de filmes de ficção científica, literatura, jogos de computador e arquiteturas virtuais. Concentram-se em instalações espaciais, conceituais e espaços físicos.

Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado das 10h às 17h


Exposição Retrato: Substantivo Feminino

SESC Ipiranga

até 20/11

O ponto de partida para a criação coletiva desse material foi o encontro, um encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos. O retrato foi proposto como processo de fabricação de um olhar, de uma subjetividade, como forma de contar uma história.

Terça a sábado, das 9h às 21h30. Domingos e feriados, das 9h às 18h30


Arte nos Tempos do Café

Palácio dos Bandeirantes

até 20/11

A exposição apresenta obras de Tarsila do Amaral, Clóvis Garciano, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Lasar Segal que abordam, de alguma maneira, a economia cafeeira.

Terça a domingo, das 10h às 17h


Fotografia Lambe-Lambe

SESC Consolação

até 26/11

Com sua câmera laboratório, os fotógrafos Lambe-Lambe materializaram a lembrança de muitas famílias, tornando presente o momento passado. Nesta exposição, fotos das familias, além de uma autêntica máquina fotográfica Lambe-Lambe.

Segunda a sexta, das 9h às 22h, sábados e feriados, das 9h às 18h



MAC em Obras

MAC (Museu de Arte Contemporânea)

até 27/11

A exposição pretende mostrar ao público o processo de conservação, recuperação e restauro das 19 obras que estão sendo preparadas, busca questionar o papel dos museus perante o público.

Terça a domingo, das 10h às 18h


Rafael Highraff

SESC Santana

até 30/11

Highraff migra com desenvoltura dos muros para telas e paredes, sempre mantendo um estilo próprio cheio de fluidez e uso muito particular da cor. Já expos em diversas mostras de graffiti no Brasil, na Europa e nos EUA, e hoje participa como artista permanente em galerias de arte contemporânea.

Terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 17h


Grafiterritórios ZN

até 30/11

muros da paróquia de Sant'ana, vizinha à estação de metrô homônima (realização SESC Santana)

Projeto de ocupação artística de muros e fachadas de Santana e região, contribuindo para a delimitação do espaço, afirmação da identidade do bairro e valorização de artistas do graffiti residentes na Zona Norte. Intervenção de graffiti nos muros da paróquia de Sant'ana, vizinha à estação de metrô homônima.

Segunda a domingo, 24h


Poptogramas

SESC Vila Mariana

até 30/11

O artista Daniel Motta apresenta sua re-interpretação dos logotipos de bandas brasileiras e estrangeiras, publicadas no livro Poptogramas.

Terça a sexta, das 13h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30



17º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL

Panoramas do Sul

SESC Belenzinho

até 11/12

Exposição das obras dos 97 artistas selecionados para a mostra, que mapeia a produção recente da América Latina, África,Europa do Leste, Oriente Médio e Ásia.

Terça a sexta, das 9h às 22h.; Sábados, das 9h às 21h.; Domingos e feriados, das 9h às 20h. Acesso à exposição para visitação até 1 hora antes do fechamento do espaço.


BINHO RIBEIRO

SESC Santana

até 16/12

Binho possui estilo e técnica muito característicos, onde mescla figuras da natureza a letras e grafismos. Para este trabalho, buscou inspiração em cenários surrealistas onde elementos aéreos, terrestres e aquáticos compartilham o mesmo espaço.

Terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.


Redes Alternativas

MAC (Museu de Arte Contemporânea)

até 18/12

A exposição pretende apresentar relações de convergência e/ou paralelismo entre artistas latinoamericanos e do Leste da Europa que buscavam estratégias para ir além da censura imposta pelos regimes ditatoriais em seus países nas décadas de 1960 e 1970.

De terça a quinta, das 10h às 20h; quarta, sexta, sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h


CadaVer

MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)

até 18/12

Um desenho coletivo a ser realizado dia-a-dia por um artista diferente. Os 52 artistas do grupo cadaVer vão se revezar durante os 159 dias de duração com uma intervenção artística no corredor de acesso à sua Grande Sala. Não há temática pré-estabelecida para o desenho, apenas o material a ser utilizado: canetas hidrográficas, a nanquim e para apagar.

Terça a domingo, das 10h às 17h30


PEDAÇOS DA TERRA

até 18/12

SESC Vila Mariana

Exposição com cunho lúdico-didático que proporcionará o estímulo à consciência crítica em relação às práticas de sustentabilidade com um foco específico sobre o reino mineral, com vistas à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30


Apropriação – Meu Centro é o Skate

Galeria Olido

até 18/12

Com 52 fotos e duas vídeoinstalações que brincam com fragmentos da arquitetura da cidade, a exposição traz ainda dois zootropos - um sistema de projeção estroboscópico composto por um tambor circular que projeta imagens em movimento em uma superfície. Para celebrar a relação entre as pessoas e a cidade, a mostra ainda convida os visitantes a levarem seus próprios retratos andando de skate pelo Centro de São Paulo, para serem colocados em um painel colaborativo.

Terça a domingo, das 13h às 20h


Valdir Sarubbi

SESC Pinheiros

até 18/12

O paraense Valdir Sarubbi (1939 - 2000) era dono de uma poética fortemente influenciada por aspectos culturais da Amazônia e da paisagem da região. Esta exposição apresenta três obras produzidas em 1980.

Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30


CHERNOBYL / PRIPYAT: VESTÍGIOS DE EXISTÊNCIA

SESC Vila Mariana

até 18/12

A partir de uma extensa série de imagens fotográficas produzidas em loco pelo artista e jornalista brasileiro Renato Negrão, a exposição faz menção ao acidente nuclear ocorrido em 1986 no reator nº 4 da usina de Chernobyl, na Ucrânia.

Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30



CLAREADA

Atelier Piratininga

até 20/12

História da nuvem Clareada e os exploradores que se mudaram para lá, que Marcella Tamayo e Marina Faria contam através de desenhos e objetos na pequena galeria do Atelier Piratininga. As músicas das Maravilhas de Clareada foram especialmente criadas por Pedro De Conti e Sérgio Lombardi e também ambientam a exposição.

Segunda à sexta, das 14h às 19h



VIDA MÚTUA

até 28/12

SESC Consolação

Pintado com imagens que transmitem uma sensação de positividade e leveza o trabalho reflete ao espectador uma sensação de paz e tranqüilidade, reforçando o titulo da obra, pra que a pessoa viva em harmonia com as outras e com o mundo ao seu redor.

Segunda a sexta, das 7h às 21h30.


Landell de Moura: um gênio brasileiro

Biblioteca Mário Schenberg

até 30/12

Padre Roberto Landell de Moura foi quem inventou o rádio no século XIX e projetou a televisão e o teletipo antes de outros cientistas. Landell realizou a primeira transmissão da voz humana em São Paulo, entre os bairros de Santana e a Av. Paulista, e por isso é considerado o pai brasileiro do rádio. A emissão da voz abriu naquele ato a era das comunicações.

Segunda a sexta, das 8h às 17h e sábados (até 26/11) das 9h às 16h


POESIA, PÃO DE POETAS: PEDAÇOS SABOROSOS DE FOLHETOS DE CORDEL

SESC Carmo

até 30/12

Exposição de cordéis originais e reproduções retiradas do acervo do colecionador Jorge Melo com o enfoque em poemas que brincam com a questão da alimentação.

Segunda a sexta, das 9h às 20h


Indago, Logo Existo

SESC Vila Mariana

até 31/12

Seleção de autores e personagens cujo traço definidor são atitudes indagativas de caráter existencial. Os autores e personagens em pauta são: Liniers, Fábio Moon e Gabriel Bá, Charlie M. Schulz e Quino.

Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30.


Coletivo OCUPEACIDADE

SESC Santana

até 31/12

Para esta obra, o coletivo utiliza as técnicas do lambe-lambe e spray para criar texturas visuais. Surgido na cidade de São Paulo, em 2006, sua proposta é unir pessoas interessadas em produzir coletivamente ações artísticas nos diversos espaços da cidade, de maneira a criar novas relações com o território vivido cotidianamente pelos habitantes da nossa metrópole.

Segunda a domingo, 24h


CLARICESCREVE

SESC Vila Mariana

de 10/11 a 05/01/2012

Trabalhados graficamente por um designer, excertos selecionados da obra de Clarice Lispector - autora brasileira de origem ucraniana - serão instalados em pontos estratégicos da arquitetura do SESC Vila Mariana de modo a capturar a atenção do público, convidando-o a fruir alguns fragmentos de sua obra que refletem o próprio ato da escrita.

Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30


Chelpa Ferro

Galeria Vermelho

até 08/01/2012

Em função da busca por “novos” sons e por possibilidades diferentes de orquestração e montagem, O Chelpa Ferro trabalha com a pesquisa de fontes sonoras acústicas e eletrônicas, com a construção de “máquinas e mecanismos sonoros”, e com a utilização, não-convencional, de instrumentos musicais tradicionais.

De terça a sexta, das 10h às 19h; sábados das 11h às 17h


Queremos Miles!

SESC Pinheiros

até 22/01/2012

Organizada pelo museu Cité de la Musique, de Paris, cinqüenta anos após a gravação das obras primas Kind of Blue e Sketches of Spain e quarenta anos após o revolucionário Bitches Brew, esta exposição procura reconstituir a trajetória de Miles Davis, desde sua infância em St. Louis, até seu último concerto, no La Villette de Paris.

Terça a sexta, das 10h30 às 21h30, Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30


AUTENTICIDADES

SESC Pinheiros

até 22/01/2012

O projeto é resultado da pesquisa do artista Eric Rahal sobre a estética do Livro de Artista. O trabalho apresenta o livro não como suporte de leitura, mas como personagem capaz de interagir com as diversas imagens suscitadas pelas narrativas que o compõem.

Terça a sábado, das 10h30 às 21h30, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30



Escultura Aventura – Arte que (quase) se move

MAC (Museu de Arte Contemporânea) - USP

até 29/01/2012

Ao mesmo tempo em que proporciona uma relação criativa, divertida e íntima com a arte, a exposição também oferece uma coleção das mais importantes esculturas que compõem o acervo do MAC USP.

Terças e quintas das 10 às 20; quartas, sextas, sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas


...PENSOLOGICOEXISTO...

SESC Santo André

até 29/01/2012

De forma lúdica e interativa, o público é convidado a brincar com jogos e problemas clássicos da lógica sendo desafiado ao uso de argumentos, caminhos do raciocínio e associação de ideias.

Terça a sexta, das 8h30 às 21h30; Sábados, Domingos e Feriados, das 9h30 às 17h30


MODERNISMOS NO BRASIL

MAC USP Ibirapuera, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso

Prédio da Bienal – entrada pela rampa lateral

até 29/01/2012

Exposição com 150 obras nacionais e internacionais do acervo do MAC discute a existência de apenas um modernismo brasileiro, apresentando as várias vertentes da arte produzida no período.

Terça a domingo das 10 às 18 horas


17º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL

Olafur Eliasson – Seu Corpo da Obra

SESC Pompeia

SESC Belenzinho

até 29/01/2012

O artista dinamarco-islandês Olafur Eliasson apresenta 10 obras site-specifics, que foram desenvolvidas pelo artista em resposta aos estímulos provocados pela cidade de São Paulo. São trabalhos que convidam o público a experimentar a percepção de cor, orientação espacial e outras formas de envolvimento com a realidade.

SESC Pompéia: terça a sábado, das 9h30 às 21h. Domingo e feriado, das 9h30 às 20h.

SESC Belenzinho: Terça a sexta, das 9h às 22h.; Sábados, das 9h às 21h.; Domingos e feriados, das 9h às 20h.

Acesso às exposições para visitação até 1 hora antes do fechamento dos espaços.


Nenhum comentário: