EXPOSIÇÕES AGOSTO 2012


A Fotogravura em Paul Strand e em Camera Work
Até 05/08
Instituto Tomie Ohtake
A Camera Work foi uma revista trimestral fotográfica publicada por Alfred Stieglitz de 1903 a 1917, famosa por divulgar fotogravuras de alta qualidade.
Terça a domingo, das 11h às 20h

Grade
Até 05/08
Paço das Artes
Elaborado por Sonia Guggisberg, Grade é um site specific. O local recebe uma projeção sobre areia e uma passarela de circulação. A imagem que se vê é o reflexo em movimento contínuo de uma grade de metal e sua distorção na superfície de um rio. Nela, a estrutura metálica se torna fluida, sendo redesenhada continuamente.
Terça a sexta, das 11h30 às 19h; sábados e domingos das 12h30 às 17h30

BESPHOTO 2012
Até 05/08
Pinacoteca do Estado
50 fotografias (cor e pb) de Mauro Pinto (Maputo, Moçambique, 1974), Duarte Amaral Netto (Lisboa, Portugal, 1976), Cia de Foto (2003) e Rosângela Rennó (Belo Horizonte, Brasil 1962). Todos os trabalhos integram a 8ª edição BESPHOTO, cuja exposição aconteceu de março a maio de 2011 no Museu Berardo (Portugal).
Quintas das 18h às 22h; sábados das 10h às 17h30

Exposição Lasar Segall - Visões de Guerra
Até 12/08
Centro da Cultura Judaica
75 aquarelas realizadas por Lasar Segall entre 1940 e 1943 para um caderno jamais publicado, assim como obras relacionadas (pinturas, desenhos, esboços) e documentos de época - recortes de jornais, fotos - que retratam o momento histórico em que Segall elaborou os cadernos.
Terça a sábado, das 12h às 19h; domingos, das 11h às 19h

Exposição dos Alunos das Oficinas da Casa do Olhar
Até 18/08
Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Fotos e xilogravuras feitas pelos alunos da Casa do Olhar.
Terça a sábado, das 10h às 17h

A Revolução tem que ser feita pouco a pouco – A quadratura do círculo
Até 18/08
Galeria Raquel Arnaud
Diferentes leituras sobre a produção contemporânea. O nome dado à exposição foi tirado de uma entrevista recente do arquiteto Paulo Mendes da Rocha sobre à necessidade de uma revolução nas metodologias da construção civil, na cidade e na sociedade como um todo.
Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado das 12h às 16h

Marcia de Moraes
Até 18/08
Galeria Leme
Mostra conta com série de seis desenhos dípticos e polípticos de grandes dimensões da artista plástica. As obras são formadas por papéis divididos que, quando unidos, revelam formas minuciosamente desenhadas à grafite e preenchidas com lápis de cor.
Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados das 10h às 17h

Paulo Almeida - Reflecting the Museums
Até 18/08
Galeria Leme
Exposição conta com série de pinturas circulares que simulam grandes espelhos convexos  refletindo espaços internos de alguns dos mais conceituados museus de arte contempôranea do mundo, questionando a mediação entre a obra de arte e seu observador
Segunda a sexta das 10h às 19h; sábados das 10h às 17h

24 x 36
Até 18/08
Galeria Luciana Brito
João Luiz Musa apresenta vistas fragmentadas e inconclusas obtidas a partir do primeiro olhar do fotógrafo com relação às pessoas e seus cotidianos.
Terça a sábado, das 10h às 19h

Vila Prudente
Até 18/08
Galeria Luciana Brito
João Luiz Musa em estabelecer uma relação de convívio com os habitantes do Jardim Elba e Vila Renato, então regiões de Vila Prudente, atualmente na zona leste da cidade São Paulo, no final da década de 1970.
Terça a sábado, das 10h às 19h

Marcas e Memórias do Ateliê de Pintura do Museu de Imagens do Inconsciente
Até 22/08
Museu Belas Artes de São Paulo - muBA
As obras a serem expostas são reproduções selecionadas do conjunto de 350 mil obras do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente. A exposição apresenta a pesquisa com cerca de 20 obras reproduzidas, fotografias e documentos PB, mostrando referências históricas, retratos, espaços de exposição, internos em atividades, cartas, artigos de jornal e um vídeo documentário.
Segunda a sexta, das 10h às 20h; sábados das 10h às 16h

Live Painting Cultura - Lesepierre Lima
Até 24/08
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados das 12h às 20h

Jasper Johns – Pares Trios Álbuns
Até 26/08
Instituto Tomie Ohtake
A mostra, com curadoria de Bill Goldston, revela as experiências do artista com a litogravura, gravura em metal e serigrafia enfatizadas pelo universo gráfico presente em suas obras, objetos banais, como bandeiras, números, letras, alvos, mapas etc. Nas pinturas de Johns figuram símbolos populares e, ao mesmo tempo, constituem um aglomerado de pigmento ou cera movimentado pelo gesto do artista, resultando em trabalhos em que os desenhos parecem saltar para fora das telas.
Terça a domingos, das 11h às 20h

Jóias com História
Até 26/08
Museu de Arte Sacra
A mostra é formada por 40 criações da artista Isabella Blanco inspiradas em antiquários e leilões de antiguidades do Brasil e do mundo, acessórios fabricados entre 1837 e 1940. A artista incorpora esses objetos à criação de joias em ouro 18 quilates ou prata, adornadas por gemas como diamantes, safiras, rubis, esmeraldas, topázios e demais pedras preciosas.
Sábados, das 10h às 18h

Miradas del alma
Até 26/08
Centro Cultural São Paulo
Mostra conta com 51 obras trazidas da Fundação John Langdon Down, do México, pioneira no atendimento a crianças, jovens e adultos com síndrome de Down. As obras, inéditas no Brasil, foram desenvolvidas por alunos da Escuela Mexicana de Arte Down. A escola, que faz parte da estrutura da Fundação, possui um programa de educação e cultura que é referência em âmbito mundial e que procura promover a educação baseada no desenvolvimento da compreensão, expressão e criação artística.
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado das 10h às 18h

Cromoteísmo
Até 26/08
Capela do Morumbi
"Site specific",  um painel translúcido retroiluminado com um degradê de cores, tencionado entre paredes, chão e a estrutura do telhado, dividindo a capela em duas partes e isolando o acesso ao altar. No centro da sala lateral, um oratório ou um “autoconfessionário”.
Terça a domingo, das 9h às 17h

Cyprien Tokoudagba
Até 26/08
Museu Afro Brasil
A exposição representa um tributo ao talento e à expressão estética do artista do Benin, Cyprien Tokoudagba.
Terça a domingo, das 10h às 17h

Feito Papel
Até 30/08
Centro Cultural da Juventude
Nesta exposição, Letícia Perera “PRR” e Marcos Castilho “Martokos” apresentam uma composição inspirada em materiais de papel. Os painéis, pintados a partir da técnica do graffiti, se assemelham às texturas do papel amassado e das dobraduras. Junto a eles, a inserção de elementos orgânicos, colagens e de “livros-objetos” permitirão formas criativas de interação com o público. Na obra, a fragilidade do papel se revela como um delicado contraponto à dureza dos centros urbanos.
Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 18h

Pan Ku
Até 01/09
Galeria Espaço OpHicina
O fotógrafo Sandini apresenta um total de 12 obras que refletem a origem e os padrões da sociedade, com elementos alusivos ao inconsciente.
Segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados das 10h às 14h

Metrô de Superfície
Até 13/09
Paço das Artes
O conjunto da pesquisa feita por Cassundé e Clarissa é formado por obras de 30 artistas, dos quais 13 estarão presentes na mostra apresentada. O recorte escolhido reúne trabalhos que lidam com a potência da invenção de linguagem em sua acepção fenomenológica, estreitamente vinculada ao corpo, recriando, as concepções comuns de indivíduo, realidade, verdade e gênero.
Terça a sextas, das 11h30 às 19h; sábados e domingos das 12h30 às 17h30

Georges Méliès, o mágico do cinema
Até 16/09
MIS - Museu da Imagem e do Som
Produzida pela Cinemateca Francesa, a exposição exibe uma coleção única no mundo proveniente de duas fontes: a reunida desde 1936, na própria Cinemateca; e a herdada por sua neta, Madeleine Malthête-Méliès, que foi adquirida em 2004 pelo Centro Nacional de Filme, com o apoio do Fundo Patrimônio do Ministério da Cultura. Conhecido como o pai dos efeitos especiais, Georges Méliès (1861-1938), atuava como mágico, diretor teatral, cenógrafo, ator, técnico e produtor. Na mostra do MIS, sua vida e carreira revisitadas, com objetos, cartazes, desenhos, figurinos, fotografias e documentos originais do artista.
Terças, das 12h às 21h

Descanso na Sala
Até 17/09
Parque Burle Marx
Com a proposta de transformar espaços livres em cenário de intervenções artísticas, o Edital de Arte na Cidade recebe quatro obras. A ideia é estimular outra percepção da capital por seus habitantes e ampliar a noção de espaço público. Uma sala de estar é suspensa sobre um lago no parque estadual, de José Spaniol.
Segunda a domingo, das 07h às 19h

Live Painting - Raphael Roland
Até 21/09
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados das 12h às 20h

Gesto Amplificado
Até 23/09
Caixa Cultural São Paulo
Mostra coletiva a partir da seleção de artistas contemporâneos de diferentes cidades da América Latina. A visão das metrópoles a partir das obras desses artistas será o campo de ação da exposição que mostra as diversas possibilidades de ações plásticas. Artistas convidados: Evandro Machado (Rio de Janeiro), Pablo Rosales (Buenos Aires), Demián Flores (Cidade do México), Toz + Gais (Rio de Janeiro), Coletivo Acidum (Fortaleza), Magrão (Rio de Janeiro), Carla Evanovitch e Murilo Carvalho (Belém do Pará), Pedro Sánchez (Rio de Janeiro), Alexandre Órion (São Paulo), Bruno Miguel, Rio de Janeiro
Terça a domingo, das 9h às 21h

Hércules Barsotti – Além do Olhar
Até 23/09
Caixa Cultural São Paulo
A exposição propõe uma discussão entre as linguagens do sentir e a acessibilidade para deficientes visuais. Serão apresentadas 30 obras originais, e mais 30 objetos táteis e 30 trinta réplicas em braile, que serão a versão bi e tridimensional dos trabalhos de um ícone da pintura brasileira, Hércules Barsotti. Com a curadoria de Cláudia Lopes.
Terça a domingo, das 9h às 21h

Carlos Cruz-Diez: cor no espaço e no tempo
Até 23/09
Pinacoteca do Estado
Mostra conta com cerca de 150 obras, entre pinturas, gravuras, ambientes cromáticos, desenhos e vídeo. Há mais de cinco décadas, Carlos Cruz-Diez (Venezuela, Caracas, 1923) vem pesquisando ativamente as origens e a ótica das cores.
Quintas das 18h às 22h; sábados das 10h às 17h30

Caravaggio e Seus Seguidores
Até 30/09
MASP
Serão exibidas seis telas do artista e 14 trabalhos de pintores caravaggescos, seus seguidores. Entre eles, Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera.
Esta é a maior exposição realizada na América Latina e exigiu tempo e esforço do curador Fábio Magalhães, já que as obras do pintor italiano estão distribuídas em igrejas e instituições europeias e algumas de difícil acesso.
Terças, das 11h às 18h

Do Retrato Interior ao Exterior do Retrato – Coleção José Esteve e Aracy Esteve Gomes- Bahia, 1920 – 1970
Até 30/09
Pinacoteca do Estado
São cerca de 60 fotografias realizadas pelo catalão José Esteve (Barcelona, Espanha, 1886 - Salvador, BA, 1947) e por sua filha Aracy Esteve Gomes (Santo Antônio de Jesus, BA, 1923). Esta coleção foi preservada por Aracy Esteve por mais de nove décadas e, pela primeira vez, é levada ao público. Além das fotografias, também serão exibidos negativos de vidro, cópias de época, postais e documentos.
Quintas das 18h às 22h; sábados das 10h às 17h30

Fotógrafos da Cena Contemporânea
Até 30/09
MAC USP Cidade Universitária
63 fotografias que pertencem à coleção do Banco Santos. A mostra evidencia uma mudança radical na atitude do fotógrafo/artista, que passa a empregar o dispositivo fotográfico em sentido amplo, o que inclui não só a tomada tradicional com a câmera, mas também a construção da imagem por meio de encenações e manipulações, a hibridação com outros meios, a retomada de processos fotográficos extintos ou ainda o uso de recursos digitais. A diversidade dos papéis e práticas sexuais na atualidade ganhou uma sala especial, não recomendada para menores de 18 anos, na qual o público é desafiado a pensar sobre as questões morais e éticas suscitadas pela exibição de certos tipos de fotografia no espaço de um museu de arte.
Terça e quinta das 10 às 20h; quarta, sexta, sábado, domingo e feriados das 10h às 18h

Lasar Segall Processos
Até 14/10
Museu Lasar Segal
A trajetória artística de Lasar Segall, com destaque especial ao seu processo de criação.
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 19h

Exercícios de olhar
Até 21/10
Museu Lasar Segal
A exposição apresenta uma seleção de trabalhos de períodos e tendências tão díspares da história da arte, de fins do século XIX aos nossos dias.
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 11h às 19h

Histoires de Voir
Até 21/10
Galeria Estação
A Galeria Estação participa da exposição Histoires de Voir, com os artistas: Alcides, Aurelino, Antônio de Dedé, Isabel Mendes da Cunha, José Bezerra, José Antônio da Silva, Neves Torres, Nilson Pimenta, Nino e Veio (Cícero Alves dos Santos)
Segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados das 11h às 15h

Intervenções V: Edith Derdyk – Alçapão
Até 21/10
Museu Lasar Segal
A série Intervenções tem como objetivo apresentar obras no jardim principal interno do Museu Lasar Segall. Essas obras devem propiciar ao público visitante uma reflexão sobre as relações entre espaço arquitetônico, espaço, arte pública e artes visuais. Edith Derdyk descreve o seu projeto como “portas que se abrem e/ou se fecham", um respiro suspenso no ar em contato com lugares secretos e escondidos, para dentro da terra e para o alto do céu.
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 11h às 19h

Acervo Vivo: Câmeras Fotográficas de Dois Séculos
Até 28/10
MIS - Museu da Imagem e do Som
A exposição traz 30 câmeras fotográficas de variados modelos produzidos em diversos países, que representam 100 anos de desenvolvimento da linguagem fotográfica.
Terça a sexta, das 12h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h

Coleção, Ciência e Arte
Até 01/11
Centro Universitário Maria Antônia
Em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Museu Paulista, unidades da Universidade de São Paulo, o Centro Universitário Maria Antonia abre a exposição Coleção, Ciência e Arte. A exposição reúne objetos, obras de arte e documentos de âmbitos culturais  selecionados por sua especial relevância.
Terça a sexta, das 10 às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h

Luz, Cedro e Pedra - Esculturas do Aleijadinho
Até 11/11
Instituto Moreira Salles
A exposição apresenta 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino Horacio Coppola em 1945, nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto. A mostra tem curadoria de Luciano Migliaccio, professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/USP.
Terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h

A Casa da Rua Guadelupe
Até 29/12
Pinacoteca do Estado
A Fundação José e Paulina Nemirovsky, em parceria com Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a mostra com um conjunto de 73 obras, sendo 30 pinturas, 12 obras sobre papel, 10 esculturas e 01 relevo e mais 20 peças entre mobiliário, luminárias, portas e objetos decorativos. Alguns itens do acervo da Fundação ainda inéditos, tais como as portas, luminárias e mobiliário pertencentes à casa, estarão em exibição. A exposição inclui ainda painéis explicativos compostos por textos e imagens sobre a residência Nemirovsky; um breve currículo do arquiteto Jorge Zalszupin, autor do projeto da casa; vistas ampliadas da residência.
Quintas das 18h às 22h; sábados das 10h às 17h30.

Hervé Fischer: Arte sociológica e conexões
Até 30/12
MAC USP Cidade Universitária
A exposição propõe ao público o exame de um dos principais aspectos desse rico acervo: obras e documentos referentes à Arte Sociológica produzidos por um de seus protagonistas, o artista franco-canadense Hervé Fischer. Manifestos, registros de ações e intervenções propostas/executadas por Fischer, redimensionam o alcance e o grau de especificidade que alcançou, e continua alcançando a expressão genérica arte conceitual, quando mostrada nos aspectos que demonstram suas particularidades.
Terças e quintas das 10h às 20h; quartas, sextas, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

Cartograffiti
Até 31/12
Praça Eugene Boudin
Com a proposta de transformar espaços livres em cenário de intervenções artísticas, o Edital de Arte na Cidade recebe quatro obras. A ideia é estimular outra percepção da capital por seus habitantes e ampliar a noção de espaço público. Vinte e um muros da cidade serão transformados em espaços de convivência com bancos, lixeiras e decoração em graffiti.
Autoria: coletivo coordenado por Mário Sérgio Néri.
24h por dia (espaço público)

Nenhum comentário: