EXPOSIÇÕES SETEMBRO 2012


Pan Ku
Até 01/09
Galeria Espaço OpHicina
O fotógrafo Sandini apresenta um total de 12 obras que refletem a origem e os padrões da sociedade, com elementos alusivos ao inconsciente.
Segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados das 10h às 14h

Ikebana
Até 02/09
Centro Cultural São Paulo 
Exposição promovida em comemoração aos 550 anos do Ikebana Ikenobo e aos 30 anos do CCSP. 
Sexta, sábado e domingo das 10h às 18h 

XI Festival de Arte Serrinha
Até 04/09
Paço das Artes 
Uma exposição com o trabalho de artistas que participaram do XI Festival de Arte Serrinha. 
Terça a sexta, das 11h30 às 19h. Sábados e domingos das 12h30 às 17h30 

Metrô de Superfície 
Até 13/09
Paço das Artes
O conjunto da pesquisa feita por Cassundé e Clarissa é formado por obras de 30 artistas, dos quais 13 estarão presentes na mostra apresentada. O recorte escolhido reúne trabalhos que lidam com a potência da invenção de linguagem em sua acepção fenomenológica, estreitamente vinculada ao corpo, recriando, as concepções comuns de indivíduo, realidade, verdade e gênero.
Terça a sextas, das 11h30 às 19h; sábados e domingos das 12h30 às 17h30

Georges Méliès, o mágico do cinema 
Até 16/09
MIS - Museu da Imagem e do Som
Produzida pela Cinemateca Francesa, a exposição exibe uma coleção única no mundo proveniente de duas fontes: a reunida desde 1936, na própria Cinemateca; e a herdada por sua neta, Madeleine Malthête-Méliès, que foi adquirida em 2004 pelo Centro Nacional de Filme, com o apoio do Fundo Patrimônio do Ministério da Cultura. Conhecido como o pai dos efeitos especiais, Georges Méliès (1861-1938), atuava como mágico, diretor teatral, cenógrafo, ator, técnico e produtor. Na mostra do MIS, sua vida e carreira revisitadas, com objetos, cartazes, desenhos, figurinos, fotografias e documentos originais do artista.
Terças, das 12h às 21h

Tutto Fellini 
Até 16/09
SESC Pinheiros
Construída como uma espécie de laboratório visual, a mostra favorece o diálogo entre imagens estáticas e em movimento. Seguindo um percurso pontuado pelas obsessões de Fellini, a exposição investiga o século XX do diretor: o século do cinema, claro, mas também o da imprensa, das mídias, da televisão, da publicidade, ou seja, das imagens. A montagem não segue um padrão cronológico, nem filmográfico, e sim temático, visando captar da melhor forma as essências do maior cineastra italiano, diretor de clássicos como "Satyricon" e "La dolce vita". 
Terça a sábado, das 10h30 às 21h; domingos das 10h30 às 18h30

Descanso na Sala 
Até 17/09
Parque Burle Marx
Com a proposta de transformar espaços livres em cenário de intervenções artísticas, o Edital de Arte na Cidade recebe quatro obras. A ideia é estimular outra percepção da capital por seus habitantes e ampliar a noção de espaço público. Uma sala de estar é suspensa sobre um lago no parque estadual, de José Spaniol.
Segunda a domingo, das 07h às 19h

Live Painting - Raphael Roland 
Até 21/09
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados das 12h às 20h

Hand_Home_Made American Posters
Até 22/09
Cartel 011 e Cartel Zero Onze Edition Store 
Pôsteres feitos em diversas técnicas, pelos  americanos Lance Wille, Jason Krekel, Travis Medford e Suzie Million$. Os artistas usam técnicas como a tipográfica, linóleo, serigrafia e letterpress para a produção de seus pôsteres.  
Segunda a sábado, das 11h às 20h 

Gesto Amplificado 
Até 23/09
Caixa Cultural São Paulo
Mostra coletiva a partir da seleção de artistas contemporâneos de diferentes cidades da América Latina. A visão das metrópoles a partir das obras desses artistas será o campo de ação da exposição que mostra as diversas possibilidades de ações plásticas. Artistas convidados: Evandro Machado (Rio de Janeiro), Pablo Rosales (Buenos Aires), Demián Flores (Cidade do México), Toz + Gais (Rio de Janeiro), Coletivo Acidum (Fortaleza), Magrão (Rio de Janeiro), Carla Evanovitch e Murilo Carvalho (Belém do Pará), Pedro Sánchez (Rio de Janeiro), Alexandre Órion (São Paulo), Bruno Miguel, Rio de Janeiro
Terça a domingo, das 9h às 21h

Hércules Barsotti – Além do Olhar 
Até 23/09
Caixa Cultural São Paulo
A exposição propõe uma discussão entre as linguagens do sentir e a acessibilidade para deficientes visuais. Serão apresentadas 30 obras originais, e mais 30 objetos táteis e 30 trinta réplicas em braile, que serão a versão bi e tridimensional dos trabalhos de um ícone da pintura brasileira, Hércules Barsotti. Com a curadoria de Cláudia Lopes.
Terça a domingo, das 9h às 21h

Carlos Cruz-Diez: cor no espaço e no tempo 
Até 23/09
Pinacoteca do Estado
Mostra conta com cerca de 150 obras, entre pinturas, gravuras, ambientes cromáticos, desenhos e vídeo. Há mais de cinco décadas, Carlos Cruz-Diez (Venezuela, Caracas, 1923) vem pesquisando ativamente as origens e a ótica das cores. 
Quintas das 18h às 22h; sábados das 10h às 17h30

Egg Chair e Tal R
Até 23/09
MuBE
Cinquenta exemplares da poltrona EGG, de Arne Jacobsen, customizadas pelo renomado artista dinamarquês Tal R.  Neste trabalho, o artista fez uma combinação de materiais coletados em diversos lugares do mundo, como Istambul, Berlim e Nova Iorque, além de lojas de mobiliário vintage da Dinamarca e de roupas de trabalhadores rurais de Israel. 
Terça a domingo, das 10h às 19h 

Horizonte Maior
Até 29/09
Casa do Olhar Luiz Sacilotto 
Norberto Stori traz as produções recentes de um dos aquarelistas mais premiados e importantes da cena artística brasileira atual. O artista desenvolve a pesquisa na permanência das cores há mais de 30 anos e possui diversas séries com temas como Crepúsculo (2003), Caminhos (1976-88) e New Age (1980), entre outras. 
Terça a sábado, das 10h às 17h 

A força é limitada pela necessidade - Nicolás Robbio
Até 29/09
Galeria Vermelho
A mostra individual de Nicolás Robbio conta com três instalações. Usando referências da arquitetura, da estética, da física, da história e da literatura, Robbio defende a tese de um mundo cheio de nuances.  
Terça a sexta, das 10h às 19h; sábados das 11h às 17h

Caravaggio e Seus Seguidores
Até 30/09
MASP
Serão exibidas seis telas do artista e 14 trabalhos de pintores caravaggescos, seus seguidores. Entre eles, Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera. Esta é a maior exposição realizada na América Latina e exigiu tempo e esforço do curador Fábio Magalhães, já que as obras do pintor italiano estão distribuídas em igrejas e instituições europeias e algumas de difícil acesso.
Terças, das 11h às 18h

Extremo do Chile
Até 30/09
Reserva Cultural 
Dez  imagens do fotógrafo e jornalista Johnny Mazzilli, feitas em expedições ao Deserto do Atacama e a Patagônia chilena. 
Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 13h às 24h 

Do Retrato Interior ao Exterior do Retrato – Coleção José Esteve e Aracy Esteve Gomes- Bahia, 1920 – 1970 
Até 30/09
Pinacoteca do Estado
São cerca de 60 fotografias realizadas pelo catalão José Esteve (Barcelona, Espanha, 1886 - Salvador, BA, 1947) e por sua filha Aracy Esteve Gomes (Santo Antônio de Jesus, BA, 1923). Esta coleção foi preservada por Aracy Esteve por mais de nove décadas e, pela primeira vez, é levada ao público. Além das fotografias, também serão exibidos negativos de vidro, cópias de época, postais e documentos.
Quintas das 18h às 22h; sábados das 10h às 17h30

Fotógrafos da Cena Contemporânea 
Até 30/09
MAC USP Cidade Universitária
A mostra evidencia uma mudança radical na atitude do fotógrafo/artista, que passa a empregar o dispositivo fotográfico em sentido amplo, o que inclui não só a tomada tradicional com a câmera, mas também a construção da imagem por meio de encenações e manipulações, a hibridação com outros meios, a retomada de processos fotográficos extintos ou ainda o uso de recursos digitais. A diversidade dos papéis e práticas sexuais na atualidade ganhou uma sala especial, não recomendada para menores de 18 anos, na qual o público é desafiado a pensar sobre as questões morais e éticas suscitadas pela exibição de certos tipos de fotografia no espaço de um museu de arte.
Terça e quinta das 10 às 20h; quarta, sexta, sábado, domingo e feriados das 10h às 18h

São Paulo 458 - A Bela Metrópole que só o Passado Viu
Até 30/09
Museu Afro Brasil
Fotografias e objetos antigos e recentes da cidade de São Paulo. 
Terça a domingo, das 10h às 17h 

São Paulo em 1860. O Olhar de Militão Augusto de Azevedo - Cidadãos negros livres no estúdio do fotógrafo 
Até 30/09
Museu Afro Brasil
80 fotografias de paisagens como as do Convento da Luz, do Pátio do Colégio, da Rua da Constituição, do São Bento, do Braz, da Sé, da Rua Direita, da Rua da Quitanda e de chácaras da cidade, entre outros sítios; além, claro, dos retratos de cidadãos negros, os anônimos formadores da alma encantada das ruas. 
Terça a domingo, das 10h às 17h 

Cyprien Tokoudagba
Até 30/09
Museu Afro Brasil 
A exposição representa um adeus e um tributo ao talento e à expressão estética desse grande artista do Benin, Cyprien Tokoudagba. 
Terça a domingo, das 10h às 17h 

Mário - Eu sou um Tupi Tangendo um Alaúde. 90 anos da Semana de Arte Moderna
Até 30/09
Museu Afro Brasil
Exposição em homenagem a Mário de Andrade e aos 90 anos da Semana de Arte Moderna. 
Terça a domingo, das 10h às 17h 

Uma Visita ao Benin. Fotografias de uma viagem.
Até 30/09
Museu Afro Brasil
A exposição "Uma Visita ao Benin. Fotografias de uma viagem" é uma homenagem em comemoração ao dia da África. 
Terça a domingo, das 10h às 17h 

Do Retrato Interior ao Exterior do Retrato – Coleção José Esteve e Aracy Esteve Gomes- Bahia, 1920 – 1970
Até 30 de Setembro 
São cerca de 60 fotografias realizadas por José Esteve e por sua filha Aracy Esteve Gomes (Santo Antônio de Jesus, BA, 1923). Além das fotografias, também serão exibidos negativos de vidro, cópias de época, postais e documentos. O catalão José Esteve chegou ao Rio de Janeiro em 1914. Em 1916 seguiu para Salvador – BA, estabelecendo-se em Santo Antônio de Jesus. Casou-se e sua primeira filha, Aracy, nasceu em 1923. Foi quando, justamente para preservar a história de sua família e a memória do tempo em que vivia, construiu uma câmera fotográfica e um laboratório e começou a fotografar os familiares em negativos de vidros de 18 x 13 centímetros. A ideia era enviar cópias para que a família, em Barcelona, Espanha, pudesse acompanhar sua vida no Brasil.
Pinacoteca do Estado
Entrada franca às quintas das 18h às 22h e aos sábados

Impressionismo: Paris e a Modernidade – Obras-Primas do Museu d’Orsay
Até 07/10
Centro Cultural Banco do Brasil
Uma festa! São 85 pinturas consideradas obras-primas de artistas como Monet, Degas, Manet, Toulosse-Lautrec, Cézanne, Gauguin, Renoir e Van Gogh, entre outros mestres. Esta é a primeira vez que o Musée d'Orsay permite a saída do melhor de seu acervo para a América do Sul. As obras ocupam todos os espaços do prédio do Centro Cultural do Banco do Brasil até outubro próximo quando então seguirão para o Rio de Janeiro e Madri.
A curadoria é de Guy Cogeval, presidente do Museu d’Orsay; Caroline Mathieu, conservadora chefe do Museu d’Orsay e de Pablo Jimenez Burillo, diretor-geral da Fundación Mapfre.
Terça a domingo, das 10h às 22h

Sobre Anjos, Santos e Guerreiros
Até 07/10
Caixa Cultural São Paulo
35 obras, entre pinturas e objetos, do artista plástico Marcos de Oliveira, natural da Bahia e radicado em São Paulo há 10 anos. 
Terça a domingo, das 9h às 21h 

Continuar-me - Isabelle Tuchband e Verena Matzen
Até 10/10
Galeria Proarte
São 60 obras em acrílico sobre tela, colagem e cerâmica.  
Segunda a quinta, das 10h às 20h; sextas das 10h às 19h; sábados das 10h às 14h 

Lasar Segall Processos 
Até 14/10
Museu Lasar Segal
A trajetória artística de Lasar Segall, com destaque especial ao seu processo de criação.
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 19h

Quadrinhando
Até 14/10
SESC Vila Mariana
A exposição mostra personagens infantis famosos do universo de HQs: Mafalda, Calvin e Charlie Brown.
Terça a sexta, das 7h às 21h; sábados e domingos, das 9h às 18h30 

Exercícios de olhar 
Até 21/10
Museu Lasar Segal
A exposição apresenta uma seleção de trabalhos de períodos e tendências tão díspares da história da arte, de fins do século XIX aos nossos dias.
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 11h às 19h

Histoires de Voir 
Até 21/10
Galeria Estação
A Galeria Estação participa da exposição Histoires de Voir, com os artistas: Alcides, Aurelino, Antônio de Dedé, Isabel Mendes da Cunha, José Bezerra, José Antônio da Silva, Neves Torres, Nilson Pimenta, Nino e Veio (Cícero Alves dos Santos)
Segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados das 11h às 15h

Intervenções V: Edith Derdyk – Alçapão 
Até 21/10
Museu Lasar Segal
A série Intervenções tem como objetivo apresentar obras no jardim principal interno do Museu Lasar Segall. Essas obras devem propiciar ao público visitante uma reflexão sobre as relações entre espaço arquitetônico, espaço, arte pública e artes visuais. Edith Derdyk descreve o seu projeto como “portas que se abrem e/ou se fecham", um respiro suspenso no ar em contato com lugares secretos e escondidos, para dentro da terra e para o alto do céu.
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 11h às 19h

Acervo Vivo: Câmeras Fotográficas de Dois Séculos
Até 28/10
MIS - Museu da Imagem e do Som
A exposição traz 30 câmeras fotográficas de variados modelos produzidos em diversos países, que representam 100 anos de desenvolvimento da linguagem fotográfica.
Terça a sexta, das 12h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h

O Jogo dos Sete Erros - Ranchinho e Rodrigo Andrade (Sebastião Theodoro Paulino da Silva) 
Até 31/10
Galeria Estação 
Segunda a sexta, das, 11h às 19h; sábados das 11h às 15h

Coleção, Ciência e Arte 
Até 01/11
Centro Universitário Maria Antônia
Em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Museu Paulista, unidades da Universidade de São Paulo, o Centro Universitário Maria Antonia abre a exposição Coleção, Ciência e Arte. A exposição reúne objetos, obras de arte e documentos de âmbitos culturais  selecionados por sua especial relevância. 
Terça a sexta, das 10 às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h

Redes Alternativas
Até 04/11
MAC USP Cidade Universitária
A exposição pretende apresentar relações de convergência e paralelismo entre artistas latinoamericanos e do Leste da Europa que buscavam estratégias para ir além da censura imposta pelos regimes ditatoriais em seus países nas décadas de 1960 e 1970. 
Terças e quintas das 10h às 20 h; quartas, sextas, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

Lygia Clark: uma retrospectiva
Até 11/11
Itaú Cultural  
Com um panorama sobre a vida e a trajetória das obras da artista plástica brasileira, a montagem reunirá mais de cem trabalhos, desde pinturas geométricas e construtivistas do início da carreira à obras que sentiram o reflexo de sua fase sensorial e produções inéditas elaboradas.
Terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 11h às 20h 

Luz, Cedro e Pedra - Esculturas do Aleijadinho 
Até 11/11
Instituto Moreira Salles
A exposição apresenta 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino Horacio Coppola em 1945, nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto. A mostra tem curadoria de Luciano Migliaccio, professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/USP.
Terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h

Pinóquio: Uma Bela Arte
Até 18/11
SESC Belenzinho
Idealizada pela artista ítalo-brasileira Vera Uberti, esta mostra de arte contemporânea faz homenagem à obra literária do italiano Carlo Collodi, "As Aventuras de Pinóquio", um clássico da literatura infantil. A mostra tem como objetivo principal aproximar as crianças do universo da arte contemporânea de modo lúdico e interativo. 
Terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados das 10h às 21h; domingos e feriados das 10h às 19h30

Por um fio
Até 20/20
Helena Martins Costa é a artista convidada do segundo Projeto Parede 2012, com a videoinstalação Por um fio.
MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) 
Grátis aos domingos

A Casa da Rua Guadelupe 
Até 29/12
Pinacoteca do Estado
A Fundação José e Paulina Nemirovsky, em parceria com Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a mostra com um conjunto de 73 obras, sendo 30 pinturas, 12 obras sobre papel, 10 esculturas e 01 relevo e mais 20 peças entre mobiliário, luminárias, portas e objetos decorativos. Alguns itens do acervo da Fundação ainda inéditos, tais como as portas, luminárias e mobiliário pertencentes à casa, estarão em exibição. A exposição inclui ainda painéis explicativos compostos por textos e imagens sobre a residência Nemirovsky; um breve currículo do arquiteto Jorge Zalszupin, autor do projeto da casa; vistas ampliadas da residência.
Quintas das 18h às 22h; sábados das 10h às 17h30.

Hervé Fischer: Arte sociológica e conexões 
Até 30/12
MAC USP Cidade Universitária
A exposição propõe ao público o exame de um dos principais aspectos desse rico acervo: obras e documentos referentes à Arte Sociológica produzidos por um de seus protagonistas, o artista franco-canadense Hervé Fischer. Manifestos, registros de ações e intervenções propostas/executadas por Fischer, redimensionam o alcance e o grau de especificidade que alcançou, e continua alcançando a expressão genérica arte conceitual, quando mostrada nos aspectos que demonstram suas particularidades.
Terças e quintas das 10h às 20h; quartas, sextas, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

São Paulo, Um Olhar de Imigrantes 
Até 30/12
Pinacoteca
30 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos e fotografias, realizados entre 1893 e 1980, que apresentam São Paulo sob o olhar dos artistas imigrantes que chegaram à cidade no começo do século XIX. Entre os artistas, Massao Okinaka e Tomoo Handa, os italianos Mick Carniceli e Ottone Zorlini, o fotógrafo húngaro Thomas Farkas e a desenhista alemã Hilde Webber. 
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h. 
Entrada gratuita às quintas, das 17h às 22h

Cartograffiti 
Até 31/12
Praça Eugene Boudin
Com a proposta de transformar espaços livres em cenário de intervenções artísticas, o Edital de Arte na Cidade recebe quatro obras. A ideia é estimular outra percepção da capital por seus habitantes e ampliar a noção de espaço público. Vinte e um muros da cidade serão transformados em espaços de convivência com bancos, lixeiras e decoração em graffiti.
Autoria: coletivo coordenado por Mário Sérgio Néri.
24h por dia (espaço público)

Nossos Pequeninos
Até 31/12
Museu Paulista da USP
A  mostra apresenta cerca de 250 imagens de bebês. Nessas fotografias o público pode ver como eram retratados os bebês do século XIX e das primeiras décadas do século XX
Terça a domingo, das 9h às 17h

Tamanduateí
Até 31/12
Parque Dom Pedro II
Colagens de xilogravuras de grande formato em pilares e passarelas da região. 
Autoria: Paulo Penna. 
Segunda a domingo, no horário de funcionamento do parque 

O Tridimensional no Acervo do MAC - Uma Antologia
Até 01/01/2013
MAC USP Nova Sede
A mostra apresenta a crise que atravessam as artes visuais, sobretudo a partir do final da Segunda Guerra, focando sua atenção no esfacelamento do conceito tradicional da escultura ocorrido nas últimas décadas.    
Terça a domingo, das 10h às 18h

Gravura Brasileira 
Até 27/01/2013
Pinacoteca do Estado
Temas pertinentes à historia da arte brasileira, da primeira década do século 20 até a primeira década do século 21, com obras de 105 artistas como Elisa Bracher, Fayga Ostrowe, Ivan Serpa, Lasar Segall, Lívio Abramo, Maria Bonomi, Oswaldo Goedi, entre outros. 
Terça a domingos, das 10h às 17h30

Fotógrafos da Cena Contemporânea
Até 24/02/2013
MAC USP Cidade Universitária
63 fotografias que pertencem à coleção do Banco Santos que se encontra sob a guarda provisória do Museu. Essa coleção já foi objeto, em 2008, de uma mostra intitulada Fotógrafos da Vida Moderna e, desta vez, as obras selecionadas abarcam o período entre os anos de 1954 e 2003.   
Terça e quinta das 10 às 20h; quarta, sexta, sábado, domingo e feriados das 10h às 18h 

On Kawara: 1969 
Até 01/07/2013
MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
A mostra apresenta as três séries de livros (I got up, I met e I went) que o artista japonês, um dos nomes mais importantes da arte conceitual hoje, doou ao MAM-SP neste ano. A instalação ficará em cartaz na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida, do museu.
Grátis aos domingos

Galeria Tátil
Até 01/01/2020
Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acervo do museu nos últimos cinco anos.
Entrada gratuita às quintas, das 17h às 22h

EXPOSIÇÕES PERMANENTES OU SEM DATA DE ENCERRAMENTO

Visagens - Visões Comuns, Visões Sublimes 
Biblioteca Belmonte
Exposição permanente composta por xilogravuras feitas a partir de retratos, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. 
Segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 9h às 16h 

Tempos Urbanos Diversos 
Biblioteca Pública Prestes Maia 
Registros de edificações projetadas por Prestes Maia e de marcos arquitetônicos do bairro de Santo Amaro, com destaque para o entorno da Biblioteca desde sua construção nos anos 1960 até hoje. A mostra proporciona, também, uma visita ao gabinete do ex-prefeito, com móveis da época, permitindo conhecer o acervo que pertenceu a ele, bem como as obras temáticas em arquitetura e urbanismo do acervo. 
Segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 9h às 16h 

Luís Gama e o Abolicionismo Paulistano 
A mostra reúne fotos, artigos, poemas, entre outros itens. 
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h 
Sítio da Ressaca 

Perfume Arte + História
Espaço Perfume + Arte
Com relíquias de perfumaria, como um frasco de colônia pertencente à Napoleão Bonaparte e até um dos primeiros lança-perfumes brasileiros, a mostra  explica  boa parte dos cinco mil anos de existência dos perfumes, sua relação com a moda e também todos os tipos de curiosidades que rondam o mundo dos aromas. 
Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18h; quintas das 10h às 20h; domingos das 12h às 18h 

Novas Aquisições – Artes Plásticas 
Pavilhão Das Culturas Brasileiras (ex-Prodam)
Dezenas de obras de diversos artistas acabam de ser integradas ao acervo, como “Transbrasil”, acrílico sobre tela de Alcides Pereira (1999); “Tigre”, escultura em madeira de Antonio de Dedé (2007); e “João Caveira”, escultura em madeira de Chico Tabibuia (1980).
Terça a domingo, das 9h às 17h 

ArteFatos Indígenas 
Pavilhão Das Culturas Brasileiras (ex-Prodam) 
Objetos rituais – máscaras, ornamentos corporais e instrumentos musicais – e do cotidiano – cerâmicas, cestos e bancos esculpidos em madeira – ilustram as diferentes tradições estéticas dos povos que os produzem. Além destas peças, 30 desenhos sobre papel mostram a riqueza da arte gráfica Wajãpi, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Destacam-se ainda as esculturas em madeira dos povos indígenas do Oiapoque. 
Terça a domingos, das 9h às 17h 

Theatro Municipal: Ícone e Memória 
Museu do Theatro Municipal 
Mostra composta de painéis explicativos, fotos de artistas, maquetes de cenários, adereços e outras peças que contam parte da história do Theatro que completará 100 anos em setembro deste ano. 
Segunda a domingo, das 9h às 17h 

Da Independência ao Grito: História de uma Casa de Pau a Pique 
Casa do Grito 
A mostra revela vários aspectos da casa histórica do Parque da Independência por meio de imagens, desenhos, fragmentos do cotidiano e audiovisual. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Da Independência ao Grito: Um Projeto de Monumento 
Parque da Independência
A exposição conta com imagens, textos e projeções de documentários sobre os aspectos que envolveram a proclamação da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, e a construção do Monumento à Independência, 100 anos depois. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Escavando o Passado – A Arqueologia na cidade de São Paulo 
Sítio Morrinhos
A mostra reúne materiais recolhidos em pesquisas arqueológicas realizadas em diversas regiões da cidade, desde o início das ocupações até as primeiras vielas, caminhos e ruas que resultaram no núcleo urbano que se desenvolveu até hoje. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Ambientes Modernos - A Casa da Rua Santa Cruz, de Gregori Warchavchik, e outras Casas da Modernidade 
Casa Modernista 
A exposição resgata o clima de um ambiente moderno e permite ao observador experimentar a proposta modernista em um local projetado pelo arquiteto Warchavchik. Por meio de fotografias, desenhos e textos, a mostra recupera a memória da edificação histórica em seus primórdios, entre 1927 e 1934. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Memorial da Resistência de São Paulo
Pinacoteca do Estado
O espaço do Memorial da Resistência de São Paulo apresenta quatro eixos temáticos:
O edifício e suas memórias; Controle, repressão e resistência; A construção da memória: o cotidiano nas celas do DEOPS/SP; Da carceragem ao Centro de Referência. 
Entrada gratuita às quintas, das 17h às 22h

Bandeiras e Bandeirantes: Mito e História 
Casa do Bandeirante
A exposição apresenta fatos históricos envolvendo a presença dos bandeirantes em solo paulista, além de fotos do restauro da casa, realizado pela Comissão do IV Centenário da Cidade, e objetos do acervo de bens móveis e da coleção etnográfica do Museu da Cidade de São Paulo, entre outras imagens e reproduções de documentos. 
Pedro Puntoni (professor de História do Brasil Colonial da USP). 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista
Casa do Tatuapé
A mostra revela os hábitos alimentares dos bandeirantes e tropeiros, apresentando um panorama do cotidiano desses personagens. Estão expostos os instrumentos de madeira adotados pelos portugueses e mamelucos, a palha utilizada na confecção de utensílios, além de receitas com influências indígenas.
Terça a domingo, das 9h às 17h

A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar 
Solar da Marquesa de Santos
Exibição de objetos que pertenciam à Marquesa de Santos, como seu faqueiro, sua cama e o famoso retrato de autoria presumida de Francisco Pedro do Amaral, além de painéis que mostram aspectos da antiga Rua do Carmo, atual Roberto Simonsen, onde se localiza o Solar, e de outras vias do entorno.
Terça a domingo, das 9h às 17h

Gesto Amplificado 
Caixa Cultural São Paulo
A visão das metrópoles a partir das obras desses artistas será o campo de ação da exposição, que pretende mostrar as diversas possibilidades de ações plásticas em detrimento aos distintos suportes de atuação, seja a rua, a galeria, a parede, a tela, o papel, etc. Artistas convidados: Evandro Machado (Rio de Janeiro), Pablo Rosales (Buenos Aires), Demián Flores (Cidade do México), Toz + Gais (Rio de Janeiro), Coletivo Acidum (Fortaleza), Magrão (Rio de Janeiro), Carla Evanovitch e Murilo Carvalho (Belém do Pará), Pedro Sánchez (Rio de Janeiro), Alexandre Órion (São Paulo), Bruno Miguel, Rio de Janeiro 
Terça a domingo, das 9h às 21h


CONFIRA O ARQUIVO DE AGENDAS DO ARTE FREE. INCENTIVANDO A CULTURA PAULISTANA DESDE 2006!

Nenhum comentário: