EXPOSIÇÕES OUTUBRO 2012


OUTUBRO 2012

Impressionismo: Paris e a Modernidade – Obras-Primas do Museu d’Orsay
Até 07/10
Centro Cultural Banco do Brasil
Uma festa! São 85 pinturas consideradas obras-primas de artistas como Monet, Degas, Manet, Toulosse-Lautrec, Cézanne, Gauguin, Renoir e Van Gogh, entre outros mestres. Esta é a primeira vez que o Musée d'Orsay permite a saída do melhor de seu acervo para a América do Sul. As obras ocupam todos os espaços do prédio do Centro Cultural do Banco do Brasil até outubro próximo quando então seguirão para o Rio de Janeiro e Madri.
A curadoria é de Guy Cogeval, presidente do Museu d’Orsay; Caroline Mathieu, conservadora chefe do Museu d’Orsay e de Pablo Jimenez Burillo, diretor-geral da Fundación Mapfre.
Terça a domingo, das 10h às 22h

Sobre Anjos, Santos e Guerreiros
Até 07/10
Caixa Cultural São Paulo
35 obras, entre pinturas e objetos, do artista plástico Marcos de Oliveira, natural da Bahia e radicado em São Paulo há 10 anos. 
Terça a domingo, das 9h às 21h 

Continuar-me - Isabelle Tuchband e Verena Matzen
Até 10/10
Galeria Proarte
São 60 obras em acrílico sobre tela, colagem e cerâmica.  
Segunda a quinta, das 10h às 20h; sextas das 10h às 19h; sábados das 10h às 14h 

Lasar Segall Processos 
Até 14/10
Museu Lasar Segal
A trajetória artística de Lasar Segall, com destaque especial ao seu processo de criação.
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 19h

Quadrinhando
Até 14/10
SESC Vila Mariana
A exposição mostra personagens infantis famosos do universo de HQs: Mafalda, Calvin e Charlie Brown.
Terça a sexta, das 7h às 21h; sábados e domingos, das 9h às 18h30 

Exercícios de olhar 
Até 21/10
Museu Lasar Segal
A exposição apresenta uma seleção de trabalhos de períodos e tendências tão díspares da história da arte, de fins do século XIX aos nossos dias.
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 11h às 19h

Histoires de Voir 
Até 21/10
Galeria Estação
A Galeria Estação participa da exposição Histoires de Voir, com os artistas: Alcides, Aurelino, Antônio de Dedé, Isabel Mendes da Cunha, José Bezerra, José Antônio da Silva, Neves Torres, Nilson Pimenta, Nino e Veio (Cícero Alves dos Santos)
Segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados das 11h às 15h

Intervenções V: Edith Derdyk – Alçapão 
Até 21/10
Museu Lasar Segal
A série Intervenções tem como objetivo apresentar obras no jardim principal interno do Museu Lasar Segall. Essas obras devem propiciar ao público visitante uma reflexão sobre as relações entre espaço arquitetônico, espaço, arte pública e artes visuais. Edith Derdyk descreve o seu projeto como “portas que se abrem e/ou se fecham", um respiro suspenso no ar em contato com lugares secretos e escondidos, para dentro da terra e para o alto do céu.
Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 11h às 19h

Acervo Vivo: Câmeras Fotográficas de Dois Séculos
Até 28/10
MIS - Museu da Imagem e do Som
A exposição traz 30 câmeras fotográficas de variados modelos produzidos em diversos países, que representam 100 anos de desenvolvimento da linguagem fotográfica.
Terça a sexta, das 12h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h

O Jogo dos Sete Erros - Ranchinho e Rodrigo Andrade (Sebastião Theodoro Paulino da Silva) 
Até 31/10
Galeria Estação 
Segunda a sexta, das, 11h às 19h; sábados das 11h às 15h

Coleção, Ciência e Arte 
Até 01/11
Centro Universitário Maria Antônia
Em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Museu Paulista, unidades da Universidade de São Paulo, o Centro Universitário Maria Antonia abre a exposição Coleção, Ciência e Arte. A exposição reúne objetos, obras de arte e documentos de âmbitos culturais  selecionados por sua especial relevância. 
Terça a sexta, das 10 às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h

Redes Alternativas
Até 04/11
MAC USP Cidade Universitária
A exposição pretende apresentar relações de convergência e paralelismo entre artistas latinoamericanos e do Leste da Europa que buscavam estratégias para ir além da censura imposta pelos regimes ditatoriais em seus países nas décadas de 1960 e 1970. 
Terças e quintas das 10h às 20 h; quartas, sextas, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

Lygia Clark: uma retrospectiva
Até 11/11
Itaú Cultural  
Com um panorama sobre a vida e a trajetória das obras da artista plástica brasileira, a montagem reunirá mais de cem trabalhos, desde pinturas geométricas e construtivistas do início da carreira à obras que sentiram o reflexo de sua fase sensorial e produções inéditas elaboradas.
Terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 11h às 20h 

Luz, Cedro e Pedra - Esculturas do Aleijadinho 
Até 11/11
Instituto Moreira Salles
A exposição apresenta 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino Horacio Coppola em 1945, nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto. A mostra tem curadoria de Luciano Migliaccio, professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/USP.
Terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h

Pinóquio: Uma Bela Arte
Até 18/11
SESC Belenzinho
Idealizada pela artista ítalo-brasileira Vera Uberti, esta mostra de arte contemporânea faz homenagem à obra literária do italiano Carlo Collodi, "As Aventuras de Pinóquio", um clássico da literatura infantil. A mostra tem como objetivo principal aproximar as crianças do universo da arte contemporânea de modo lúdico e interativo. 
Terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados das 10h às 21h; domingos e feriados das 10h às 19h30

Por um fio
Até 20/20
Helena Martins Costa é a artista convidada do segundo Projeto Parede 2012, com a videoinstalação Por um fio.
MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) 
Grátis aos domingos

A Casa da Rua Guadelupe 
Até 29/12
Pinacoteca do Estado
A Fundação José e Paulina Nemirovsky, em parceria com Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a mostra com um conjunto de 73 obras, sendo 30 pinturas, 12 obras sobre papel, 10 esculturas e 01 relevo e mais 20 peças entre mobiliário, luminárias, portas e objetos decorativos. Alguns itens do acervo da Fundação ainda inéditos, tais como as portas, luminárias e mobiliário pertencentes à casa, estarão em exibição. A exposição inclui ainda painéis explicativos compostos por textos e imagens sobre a residência Nemirovsky; um breve currículo do arquiteto Jorge Zalszupin, autor do projeto da casa; vistas ampliadas da residência.
Quintas das 18h às 22h; sábados das 10h às 17h30.

Hervé Fischer: Arte sociológica e conexões 
Até 30/12
MAC USP Cidade Universitária
A exposição propõe ao público o exame de um dos principais aspectos desse rico acervo: obras e documentos referentes à Arte Sociológica produzidos por um de seus protagonistas, o artista franco-canadense Hervé Fischer. Manifestos, registros de ações e intervenções propostas/executadas por Fischer, redimensionam o alcance e o grau de especificidade que alcançou, e continua alcançando a expressão genérica arte conceitual, quando mostrada nos aspectos que demonstram suas particularidades.
Terças e quintas das 10h às 20h; quartas, sextas, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

São Paulo, Um Olhar de Imigrantes 
Até 30/12
Pinacoteca
30 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos e fotografias, realizados entre 1893 e 1980, que apresentam São Paulo sob o olhar dos artistas imigrantes que chegaram à cidade no começo do século XIX. Entre os artistas, Massao Okinaka e Tomoo Handa, os italianos Mick Carniceli e Ottone Zorlini, o fotógrafo húngaro Thomas Farkas e a desenhista alemã Hilde Webber. 
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h. 
Entrada gratuita às quintas, das 17h às 22h

Cartograffiti 
Até 31/12
Praça Eugene Boudin
Com a proposta de transformar espaços livres em cenário de intervenções artísticas, o Edital de Arte na Cidade recebe quatro obras. A ideia é estimular outra percepção da capital por seus habitantes e ampliar a noção de espaço público. Vinte e um muros da cidade serão transformados em espaços de convivência com bancos, lixeiras e decoração em graffiti.
Autoria: coletivo coordenado por Mário Sérgio Néri.
24h por dia (espaço público)

Nossos Pequeninos
Até 31/12
Museu Paulista da USP
A  mostra apresenta cerca de 250 imagens de bebês. Nessas fotografias o público pode ver como eram retratados os bebês do século XIX e das primeiras décadas do século XX
Terça a domingo, das 9h às 17h

Tamanduateí
Até 31/12
Parque Dom Pedro II
Colagens de xilogravuras de grande formato em pilares e passarelas da região. 
Autoria: Paulo Penna. 
Segunda a domingo, no horário de funcionamento do parque 

O Tridimensional no Acervo do MAC - Uma Antologia
Até 01/01/2013
MAC USP Nova Sede
A mostra apresenta a crise que atravessam as artes visuais, sobretudo a partir do final da Segunda Guerra, focando sua atenção no esfacelamento do conceito tradicional da escultura ocorrido nas últimas décadas.    
Terça a domingo, das 10h às 18h

Gravura Brasileira 
Até 27/01/2013
Pinacoteca do Estado
Temas pertinentes à historia da arte brasileira, da primeira década do século 20 até a primeira década do século 21, com obras de 105 artistas como Elisa Bracher, Fayga Ostrowe, Ivan Serpa, Lasar Segall, Lívio Abramo, Maria Bonomi, Oswaldo Goedi, entre outros. 
Terça a domingos, das 10h às 17h30

Fotógrafos da Cena Contemporânea
Até 24/02/2013
MAC USP Cidade Universitária
63 fotografias que pertencem à coleção do Banco Santos que se encontra sob a guarda provisória do Museu. Essa coleção já foi objeto, em 2008, de uma mostra intitulada Fotógrafos da Vida Moderna e, desta vez, as obras selecionadas abarcam o período entre os anos de 1954 e 2003.   
Terça e quinta das 10 às 20h; quarta, sexta, sábado, domingo e feriados das 10h às 18h 

On Kawara: 1969 
Até 01/07/2013
MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
A mostra apresenta as três séries de livros (I got up, I met e I went) que o artista japonês, um dos nomes mais importantes da arte conceitual hoje, doou ao MAM-SP neste ano. A instalação ficará em cartaz na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida, do museu.
Grátis aos domingos

Galeria Tátil
Até 01/01/2020
Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acervo do museu nos últimos cinco anos.
Entrada gratuita às quintas, das 17h às 22h

EXPOSIÇÕES PERMANENTES OU SEM DATA DE ENCERRAMENTO

Visagens - Visões Comuns, Visões Sublimes 
Biblioteca Belmonte
Exposição permanente composta por xilogravuras feitas a partir de retratos, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. 
Segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 9h às 16h 

Tempos Urbanos Diversos 
Biblioteca Pública Prestes Maia 
Registros de edificações projetadas por Prestes Maia e de marcos arquitetônicos do bairro de Santo Amaro, com destaque para o entorno da Biblioteca desde sua construção nos anos 1960 até hoje. A mostra proporciona, também, uma visita ao gabinete do ex-prefeito, com móveis da época, permitindo conhecer o acervo que pertenceu a ele, bem como as obras temáticas em arquitetura e urbanismo do acervo. 
Segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 9h às 16h 

Luís Gama e o Abolicionismo Paulistano 
A mostra reúne fotos, artigos, poemas, entre outros itens. 
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h 
Sítio da Ressaca 

Perfume Arte + História
Espaço Perfume + Arte
Com relíquias de perfumaria, como um frasco de colônia pertencente à Napoleão Bonaparte e até um dos primeiros lança-perfumes brasileiros, a mostra  explica  boa parte dos cinco mil anos de existência dos perfumes, sua relação com a moda e também todos os tipos de curiosidades que rondam o mundo dos aromas. 
Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18h; quintas das 10h às 20h; domingos das 12h às 18h 

Novas Aquisições – Artes Plásticas 
Pavilhão Das Culturas Brasileiras (ex-Prodam)
Dezenas de obras de diversos artistas acabam de ser integradas ao acervo, como “Transbrasil”, acrílico sobre tela de Alcides Pereira (1999); “Tigre”, escultura em madeira de Antonio de Dedé (2007); e “João Caveira”, escultura em madeira de Chico Tabibuia (1980).
Terça a domingo, das 9h às 17h 

ArteFatos Indígenas 
Pavilhão Das Culturas Brasileiras (ex-Prodam) 
Objetos rituais – máscaras, ornamentos corporais e instrumentos musicais – e do cotidiano – cerâmicas, cestos e bancos esculpidos em madeira – ilustram as diferentes tradições estéticas dos povos que os produzem. Além destas peças, 30 desenhos sobre papel mostram a riqueza da arte gráfica Wajãpi, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Destacam-se ainda as esculturas em madeira dos povos indígenas do Oiapoque. 
Terça a domingos, das 9h às 17h 

Theatro Municipal: Ícone e Memória 
Museu do Theatro Municipal 
Mostra composta de painéis explicativos, fotos de artistas, maquetes de cenários, adereços e outras peças que contam parte da história do Theatro que completará 100 anos em setembro deste ano. 
Segunda a domingo, das 9h às 17h 

Da Independência ao Grito: História de uma Casa de Pau a Pique 
Casa do Grito 
A mostra revela vários aspectos da casa histórica do Parque da Independência por meio de imagens, desenhos, fragmentos do cotidiano e audiovisual. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Da Independência ao Grito: Um Projeto de Monumento 
Parque da Independência
A exposição conta com imagens, textos e projeções de documentários sobre os aspectos que envolveram a proclamação da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, e a construção do Monumento à Independência, 100 anos depois. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Escavando o Passado – A Arqueologia na cidade de São Paulo 
Sítio Morrinhos
A mostra reúne materiais recolhidos em pesquisas arqueológicas realizadas em diversas regiões da cidade, desde o início das ocupações até as primeiras vielas, caminhos e ruas que resultaram no núcleo urbano que se desenvolveu até hoje. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Ambientes Modernos - A Casa da Rua Santa Cruz, de Gregori Warchavchik, e outras Casas da Modernidade 
Casa Modernista 
A exposição resgata o clima de um ambiente moderno e permite ao observador experimentar a proposta modernista em um local projetado pelo arquiteto Warchavchik. Por meio de fotografias, desenhos e textos, a mostra recupera a memória da edificação histórica em seus primórdios, entre 1927 e 1934. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Memorial da Resistência de São Paulo
Pinacoteca do Estado
O espaço do Memorial da Resistência de São Paulo apresenta quatro eixos temáticos:
O edifício e suas memórias; Controle, repressão e resistência; A construção da memória: o cotidiano nas celas do DEOPS/SP; Da carceragem ao Centro de Referência. 
Entrada gratuita às quintas, das 17h às 22h

Bandeiras e Bandeirantes: Mito e História 
Casa do Bandeirante
A exposição apresenta fatos históricos envolvendo a presença dos bandeirantes em solo paulista, além de fotos do restauro da casa, realizado pela Comissão do IV Centenário da Cidade, e objetos do acervo de bens móveis e da coleção etnográfica do Museu da Cidade de São Paulo, entre outras imagens e reproduções de documentos. 
Pedro Puntoni (professor de História do Brasil Colonial da USP). 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista
Casa do Tatuapé
A mostra revela os hábitos alimentares dos bandeirantes e tropeiros, apresentando um panorama do cotidiano desses personagens. Estão expostos os instrumentos de madeira adotados pelos portugueses e mamelucos, a palha utilizada na confecção de utensílios, além de receitas com influências indígenas.
Terça a domingo, das 9h às 17h

A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar 
Solar da Marquesa de Santos
Exibição de objetos que pertenciam à Marquesa de Santos, como seu faqueiro, sua cama e o famoso retrato de autoria presumida de Francisco Pedro do Amaral, além de painéis que mostram aspectos da antiga Rua do Carmo, atual Roberto Simonsen, onde se localiza o Solar, e de outras vias do entorno.
Terça a domingo, das 9h às 17h

Gesto Amplificado 
Caixa Cultural São Paulo
A visão das metrópoles a partir das obras desses artistas será o campo de ação da exposição, que pretende mostrar as diversas possibilidades de ações plásticas em detrimento aos distintos suportes de atuação, seja a rua, a galeria, a parede, a tela, o papel, etc. Artistas convidados: Evandro Machado (Rio de Janeiro), Pablo Rosales (Buenos Aires), Demián Flores (Cidade do México), Toz + Gais (Rio de Janeiro), Coletivo Acidum (Fortaleza), Magrão (Rio de Janeiro), Carla Evanovitch e Murilo Carvalho (Belém do Pará), Pedro Sánchez (Rio de Janeiro), Alexandre Órion (São Paulo), Bruno Miguel, Rio de Janeiro 
Terça a domingo, das 9h às 21h


CONFIRA O ARQUIVO DE AGENDAS DO ARTE FREE. INCENTIVANDO A CULTURA PAULISTANA DESDE 2006!

Nenhum comentário: