EXPOSIÇÕES ABRIL 2013


ABRIL 2013


The Cloudy Thoughts
Até 6 de Abril 
MuBE Nova Cultural  
A obra apresenta um projeto construído em madeira em forma de casa, montado em camadas que serão cobertas por plantas. Esta casa orgânica cria vida própria ao longo do período expositivo, onde a vegetação cresce e toma formas únicas por meio, unicamente, da natureza. 
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 10h às 19h 

4 Artistas Espontâneos
Até 7 de Abril
Museu Afro Brasil
Aurelino, Nino, Paulo de Jesus e Manuel Graciano 
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 10h as 17h 

A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História
Até 7 de Abril
Museu de Arte Sacra 
Após a renúncia do Papa Bento XVI, situação inédita em 600 anos, o Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe um recorte de seu acervo de medalhas papais, apresentando 100 peças em ouro, prata e cobre.
Entrada gratuita aos sábados das 10h às 18h

A Neve, o Sal, a Chuva - Lembranças Particulares e Coletivas 
Até 7 de Abril
MIS - Museu da Imagem e do Som   
Na primeira edição do projeto Nova Fotografia em 2013, a fotógrafa Nati Canto apresenta fotos realizadas com câmera digital e uma lente feita por ela mesma a partir de um desentupidor de pia caseiro. Nessa construção artesanal os contornos imprecisos estabelecem o limite do que está fora do alcance visual da foto.
Terças, quartas, quintas e sextas, das 12 às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 11 às 21h.

AI WEI WEI - INTERLACING
Até 14/04 (Gratuita na última semana)
MIS - Museu da Imagem e do Som
A exposição apresenta centenas de fotos, vídeos e textos do artista chinês considerado um dos mais influentes na arte contemporânea atual.
Terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

ATELIÊ DE GRAVURA CONTEMPORÂNEA
Até 14/04
SESC Vila Mariana
A exposição coletiva explora, sob olhar contemporâneo, um suporte tradicional e marcante na história da arte: a gravura. O artistas Biel Carpenter, Luciano Ogura, Sergio Kal, Nestor Jr e Andrea Tavares apresentam seus trabalhos de xilogravura e gravura em metal, todos focados na questão da figuração e da representação do mundo real.
Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30.

MAZZAROPI, ALÉM DO RISO - Por Trás das Câmeras
Até 15/04
SESC Ipiranga
Ambientação que retrata a figura de Mazzaropi como diretor, produtor e distribuidor ligado ao cinema popular, aspecto pouco conhecido de sua carreira e parte importante da história da indústria cinematográfica brasileira. Sets de filmagens - incluindo alguns dos espaços mais trabalhados em sua filmografia - convidam o visitante a mergulhar em uma experiência sensorial, percorrendo cenários instalados em alguns locais da unidade. 
Terça a sexta, das 9h às 21h30; sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30

Corrimão de Linhas
Até 16/04
SESC Santo André
Sob a orientação do Coletivo Feito à Mão – reunião de pessoas ligadas a atividades de manualidade, que se reúnem ocasionalmente para criações artísticas baseadas em suportes e técnicas afins – tricô, crochê, bordado e demais modalidades, abordando relações com a moda, design e visualidade.
Terça a domingo, das 10 às 21h.

#DESCONSTRUINDOSP
Até 20/04
Galeria Poeira 
O projeto busca exaltar a cidade de São Paulo a partir de ângulos inusitados, inexistentes e imaginados, com imagens geradas por um aparelho celular. As 30 imagens mostram uma cidade que sofreu uma pane visual e só existe na fantasia da realidade virtual. 
Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados das 10h às 20h 

Eixo SE - NE: A Produção de HQs na Região Nordeste do País
Até 21/04
SESC Vila Mariana
Antonio Cedraz (Bahia) e Marlon Tenório (Alagoas) são alguns dos artistas reunidos nesta edição do projeto.
Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30.

Nostalgia para o Futuro 
Até 21/04
Centro Britânico Brasileiro - CBB
A exposição que a Lisson Gallery traz para o Brasil, com o apoio da Cultura Inglesa, reúne 40 trabalhos de seus mais prestigiados artistas, que marcam a trajetória de quase 50 anos de sua fundação no final dos anos 60 em Londres. A exposição tem curadoria de Grey Hilty, Alex Longsdail e Marc Tutt, diretores da Lisson Gallery. Artistas convidados: ART & LANGUAGE, Tony Cragg, Angela de la Cruz, Richard Deacon, Ryan Gander, Shirazeh Houshiary, Peter Joseph, Anish Kapoor, John Latham, Richard Long, Jason Martin, Haroon Mirza, Jonathan Monk, Julian Opie e Richard Wentwort.
Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. 

Da seção de arte ao prêmio aquisição: a gênese do gabinete do desenho 
Até 21/04
Gabinete do Desenho
Exposição de obras em papel que pertencem à Coleção de Arte da Cidade. Podem ser vistos trabalhos de Joan Miró, Lasar Segall, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Rugendas, Tarsila do Amaral e outros. Curadoria: Agnaldo Farias.
Terça a domingo, das 9h às 17h 

II Bienal Internacional Graffitti Fine Art 
Até 21/04
MuBE Nova Cultural
A proposta é traçar um panorama dos mais diversos estilos, técnicas e conceitos do graffiti, com trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros reconhecidos na arte urbana mundial. Este é o objetivo da Bienal Internacional Graffiti Fine Art.
Terça a domingo, das 10h às 19h 


ARTE POPULAR NAS GERINGONÇAS DE MESTRE MOLINA
12/03 a 25/04
SESC Carmo
As obras do artesão apresentam uma visão poética do homem simples, da cidade ou do campo, por intermédio da delicadeza e engenhosidade de suas Geringonças. Essa exposição apresenta as mesas Marcenaria Antiguidade, Marcenaria Natal, Marcenaria Nova, Serralheria Vermelha, Serralheria Brasil Antiguidade e Serralheria Brasil Moderna, que trazem descrições poéticas do trabalho que ganha vida, por meio de roldanas e traquitanas. Área de Convivência.
Segunda a sexta, das 09h às 19h30

Consigo
De 03/04 a 25/04
SESC Santana
Integram a exposição nomes como: Analu Andriguetti, Augusto de Campos, Ligia Fagundes Telles, arrudA, Felipe Valério, Ronaldo Correia de Brito, entre outros escritores brasileiros. 
A cada mês esse livro-obra se amplia para penetrar nas frestas, escadas, espelhos e dezenas de outros lugares inusitados subvertendo os espaços para ocupá-los como páginas vivas que se abrem para tornar o texto imagem. Curadoria e organização do escritor Marcelino Freire e equipe do Sesc Santana. Projeto visual de Valéria Marchesoni.
Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingo e feriado, das 10h às 17h

Vida de Circo
Até 27/04
SESC São Caetano
Um retrato do cotidiano circense.
De Segunda a Sexta, Segunda a sexta, das 9h às 21h; Sábados, das 9h às 17h

459 Paulistinhas
Até 28 de Abril
Museu de Arte Sacra 
Entre os paulistinhas da mostra, figuram diversas representações de Sant’Ana, eleita em 1782 pelo Papa Pio VI, como protetora e patrona da Cidade e da Arquidiocese de São Paulo. Essa é a primeira vez que um número tão grande de paulistinhas da coleção do MAS fica em exposição. 
Entrada gratuita aos sábados das 10h às 18h  

CIRCULTURA, DO SONHO AO PICADEIRO
SESC Bom Retiro
Até 28/04
Apresentação por meio de uma linha do tempo da história do circo com textos, vídeos, fotos e sons. Orientação Equipe Sesc. Sala de Internet Livre.
Terça a sexta, das 9h às 20h30. Sábados, das 10h às 18h30. Domingos e feriados das 10h às 17h30.

Abravanation
Até 28/04
SESC Vila Mariana  
Através de instalações, vídeos, performances e esculturas, Ricardo de Castro propõe o deslocamento do indivíduo que abre-se a novos espaços mentais, à renovação de atitudes cotidianas, à destruição de padrões e ao redesenho de um pensamento livre. Ideias de magia, ciclo, morte e renascimento estão bastante presentes na produção do artista. 
Terça a sexta, das 13h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

Framed – Ida e Volta
Até 28/04
MuBE Nova Cultural
Mostra expõe fim trágico de estrelas de Hollywood. Criado por Debora Hirsch e Iaia Filiberti, Framed – Ida e Volta reúne 100 atrizes que provaram sucesso, mas não tiveram final feliz na vida real.
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 10h às 19h 

Exposição Verso
SESC Pinheiros  
Até 28/04
Projeto da artista e educadora Edith Derdyk apresentando trabalhos de 7 jovens artistas: Arturo Gamero, Bia Nogueira, Isadora Ferraz, Malvina Sammarone, Natasha Barricelli, Ruth Alvarez e Taissa Montiel. O desenho e os modos de desenvolvimento de poéticas pessoais dentro do contexto da produção contemporânea serão o eixo dessa exposição.
Terça a sexta, das 10h30 às 21h30. Sábados, das 10h30 às 20h30. Domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

Meditações Críticas sobre a Língua Portuguesa 
Até 30/04
Galeria Vila Nova
Sua técnica se pronuncia especialmente através de colagens de desenhos originais, matérias de jornais, páginas de livros antigos e pequenos objetos diretamente na tela. A colagem não apenas unifica imagem e texto: ela integra o mundo exterior a um mundo percebido por Vitor, que cria uma arena onde ícones respiram e interagem.
Sábados das 11h às 17h.

Viagem pelas cores e pelas formas
Até 30/04
Livraria Cultura - Bourbon Shopping
Mostra com sobreposições de fotografias criadas a partir de chapas enferrujadas e outros materiais.
Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados das 10h às 22h. Domingos e feriados das 14h às 20h 

MUSEU DE NOVIDADES – A INFO-HISTÓRIA SOCIAL
Até 30/04
SESC Santana
Exibição de parte do acervo do Museu do Computador. São aparelhos de informática que responderam pelas grandes mudanças culturais e comportamentais da humanidade, a partir da introdução do computador no cotidiano da sociedade.
Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados e domingos, das 10h às 17h.

Ridendo castigat mores - Rindo castigam-se os costumes 
Até 31/04
Biblioteca Mário de Andrade
A exposição é composta por painéis que reproduzem caricaturas e imagens fotográficas e por fascículos de jornais e revistas do acervo da hemeroteca e aborda, de forma bem humorada, temas da vida urbana de hoje e de ontem da Pauliceia. Curadoria de Paula Janovitch e Rizio Bruno Sant’Ana. 
Segundas, terças, quartas, quintas e sextas das 10h às 18h 

Esquema esboço bosquejo debuxo ou o desenho como forma de pensamento 
Até 01/05
Gabinete do Desenho
Exposição de obras que pertencem a outras instituições, artistas, galerias e coleções. Podem ser vistos trabalhos de Carla Caffé, Daniel Senise, Irmãos Campana, Ton Marar e outros. Curadoria: Agnaldo Farias
Terça a domingo, das 9h às 17h 

Quem Sou Eu
Até 04/05
Biblioteca Alceu Amoroso Lima 
Exibição de 22 fotografias que retratam os projetos educativos e culturais desenvolvidos em 2012 pela Morungaba, entidade que atende crianças e jovens moradores da região de Pinheiros e alunos da rede municipal de ensino da região do Butantã em programas de inclusão pela dança.
Segundas, terças, quartas, quintas e sextas das 10h às 19h. Sábados das 9h às 16h 

A arte fantástica de Mário Gruber
Até 05/05
Caixa Cultural São Paulo 
Exposição com aproximadamente 50 gravuras e 20 pinturas do artista plástico Mário Gruber (1927-2011), além do acervo mantido pelos familiares, uma cronologia ilustrada em vídeo, além de vitrines com matrizes e material iconográfico e pessoal. Curadoria de Denise Mattar.
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 21h. 

Não Linear 
Até 05/05
Clube Hebraica 
30 obras inéditas do artista Mozart Fernandes. Mostra um universo sensual e caótico, que fazem uso de materiais diversos: xilogravura, desenho em nanquim, aquarela, acrílica, ou spray sobre os mais variados suportes: jornal, canvas, madeira e plástico.
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 8h às 20h 

Um Olhar em Giverny
Até 06/05
Club Transatlântico 
Deise Mazziotti inova com trabalho realizado em famoso jardim de Monet, e apresenta “Um Olhar em Giverny”. 
Segundas, terças, quartas, quintas e sextas das 9h às 22h (exceto feriados)  

Venezianas, por Fernando Chamarelli
Até 10/05
SESC Consolação
O artista Fernando Chamarelli traz obra desenvolvida para o Sesc Consolação com a temática do Carnaval de Veneza, suas máscaras, fantasias e os personagens clássicos da commedia dell'arte. Além do Brasil, Fernando Chamarelli já participou de exposições coletivas e realizou exposições individuais em várias cidades dos Estados Unidos, no Canadá, Inglaterra, México, Espanha e Alemanha.
Segunda a sexta das 7 às 22h. Sábados das 10 às 19h.

Corte e Ocupação Antonio Nóbrega
Até 19/05
Itaú Cultural    
A exposição apresenta ao público os processos criativos do artista e um pouco da história dos caminhos percorridos por ele, que, em 2012, comemorou 40 anos de carreira. 
Terças, quartas, quintas e sextas das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 11h às 20h

Coleção Itaú de Fotografia Brasileira
Até 19/05
Instituto Tomie Ohtake
Um panorama da fotografia brasileira dos últimos 60 anos, com foco no seu lado mais experimental. 
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 11h às 20h 

LÁ E CÁ - OS LIVROS VIAJANTES
De 20/04 a 19/05 
SESC Bom Retiro
Além dos ilustradores portugueses, a exposição traz, também, um recorte sobre autores e obras dedicadas às crianças portuguesas. A exposição integra as atividades comemorativas do Ano de Portugal no Brasil. Com curadoria de José Santos e Selma Maria.
Terça a sexta, das 9h às 20h30.; Sábados, das 10h às 18h30.; Domingos e feriados das 10h às 17h30

UNIVERSO PATHOS
SESC Carmo
De 12/04 a 24/05
Por meio de metáforas, mitos e fantasias utilizados com humor e ironia, o artista André Monteiro, o Pato, trabalha opostos e antagonismos em uma série de esculturas cinéticas, objetos animados e pinturas. Conhecido pelos grafites espalhados pela cidade, Pato apresenta seu trabalho de ateliê ao qual vem se dedicando há mais de uma década. Sala de Internet Livre.
Segunda a sexta, das 09h às 19h30.

Retenção 
Até 26/05
Beco do Pinto
Pensada para ocupar o Beco do Pinto e duas salas da vizinha Casa da Imagem, a instalação dá sequência a uma pesquisa do artista Rubens Mano sobre as correspondências existentes entre as dinâmicas de produção do espaço social no interior das grandes cidades e a maneira como seus habitantes experimentam ou ativam o ambiente ao redor. 
Terça a domingo, das 9h às 17h 

O INTERIOR ESTÁ NO EXTERIOR
De 05/04 a 26/05
SESC Pompeia
O projeto apresenta vários artistas que criaram propostas a partir da Casa de Vidro e de seus moradores, projetada por Lina Bo Bardi para ser a residência dela e de seu marido. Além das intervenções nesse local, o projeto prevê uma série de atividades paralelas em outros espaços projetados por Lina Bo Bardi que se articulam como satélites da exposição, sendo o Sesc Pompeia o principal deles. Ali serão apresentadas as instalações de Dan Graham e Ernesto Neto, mostra de vídeos e performances durante o período.
Terça a sábado, das 9h30 às 21h, Domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Paisagens do Brasil
Até 26/05
SESC Vila Mariana
Intervenção literária distribuída pelos espaços da Unidade, envolvendo excertos extraídos da obra do escritor Mário de Andrade que tratam de sua íntima relação com os traços da cultura brasileira.
Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados, das 9h às 20h30; e domingos e feriados, das 9h às 18h30.

BALCÃO DE HISTÓRIAS: MEMÓRIAS DO COMÉRCIO EM SÃO PAULO
De 10/04 a 26/05
SESC Vila Mariana
Dividida em cinco módulos – Histórias de Pessoas, Origens (das famílias, do comércio e das cidades), Transformações e Inovações (das pessoas, das cidades e do comércio), Sonhos e Regiões do Estado de São Paulo - a exposição 'Balcão de Histórias: Memórias do Comércio em São Paulo' apresenta uma pequena parte do conteúdo coletado e sistematizado ao longo de quase 20 anos de pesquisa no âmbito do Projeto Memórias do Comércio. 
Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 20h30, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

De Heróis e Bandidos - Individual de Alex Romano
De 29/04 a 30/05
Galeria TATO
A mostra “De Heróis e Bandidos” apresenta série de novos trabalhos, entre desenho, pintura, escultura e serigrafia, do artista brasileiro radicado na Suíça Alex Romano. Suas obras trazem uma linguagem direta de grande força gráfica, repleta de lirismo e fantasia.
Segunda a sexta, das 12h às 19h. Sábados, das 10h às 14h.

Invencionário, por Olavo Tenório
Até 31/05
SESC Santana
Olavo Tenório é um artista plástico paranaense, radicado em São Paulo. Seu trabalho perpassa diversas linguagens e materiais, da escultura à fotografia, explorando a questão do espaço, seja no plano ou no tridimensional. 
A obra acontece e se renova todo dia a partir da interação com o público, que será instigado a criar diferentes narrativas e significados. 
Terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo e feriado, das 10h às 17h

“VER É UMA FÁBULA” – MOSTRA DE CAO GUIMARÃES

Até 01/06
Itaú Cultural
A exposição consiste basicamente de filmes e vídeos. O duo de artistas mineiros O Grivo é o responsável por praticamente todo o trabalho sonoro das obras do artista e a preservação dos áudios foi determinante no arranjo das telas.
Terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Será que foi, seu juiz?
Até 09/06
Museu do Futebol
Unindo ciência, futebol e história, a mostra “Será que foi, seu juiz?” apresenta de forma interativa a complexidade e as dificuldades da atuação do árbitro em campo.
Quintas, das 9h às 18h


EXPOSIÇÕES PERMANENTES OU SEM DATA DE ENCERRAMENTO

Olhar e ser Visto 
MASP (Museu de Arte de São Paulo)
Celebra a arte do retrato e do auto-retrato do século 16 aos nossos dias. São telas, fotografias, esculturas, desenhos e gravuras, tornando possível perceber as diversas transformações na representação pelas quais a efígie passou ao longo dos anos. Nesta nova concepção da exposição – organizada em 2008 em comemoração aos 60 anos do MASP – o público tem a oportunidade de admirar 50 retratos e auto-retratos de mestres da pintura como Rembrandt, Van Gogh, Goya, Portinari, Velázquez, Picasso, Modigliani, entre outros.
Terças, 11h às 18h

Visagens - Visões Comuns, Visões Sublimes 
Biblioteca Belmonte
Exposição permanente composta por xilogravuras feitas a partir de retratos, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. 
Segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 9h às 16h 

Tempos Urbanos Diversos 
Biblioteca Pública Prestes Maia 
Registros de edificações projetadas por Prestes Maia e de marcos arquitetônicos do bairro de Santo Amaro, com destaque para o entorno da Biblioteca desde sua construção nos anos 1960 até hoje. A mostra proporciona, também, uma visita ao gabinete do ex-prefeito, com móveis da época, permitindo conhecer o acervo que pertenceu a ele, bem como as obras temáticas em arquitetura e urbanismo do acervo. 
Segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 9h às 16h 

Luís Gama e o Abolicionismo Paulistano 
A mostra reúne fotos, artigos, poemas, entre outros itens. 
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h 
Sítio da Ressaca 

Perfume Arte + História
Espaço Perfume + Arte
Com relíquias de perfumaria, como um frasco de colônia pertencente à Napoleão Bonaparte e até um dos primeiros lança-perfumes brasileiros, a mostra  explica  boa parte dos cinco mil anos de existência dos perfumes, sua relação com a moda e também todos os tipos de curiosidades que rondam o mundo dos aromas. 
Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18h; quintas das 10h às 20h; domingos das 12h às 18h 

Novas Aquisições – Artes Plásticas 
Pavilhão Das Culturas Brasileiras (ex-Prodam)
Dezenas de obras de diversos artistas acabam de ser integradas ao acervo, como “Transbrasil”, acrílico sobre tela de Alcides Pereira (1999); “Tigre”, escultura em madeira de Antonio de Dedé (2007); e “João Caveira”, escultura em madeira de Chico Tabibuia (1980).
Terça a domingo, das 9h às 17h 

ArteFatos Indígenas 
Pavilhão Das Culturas Brasileiras (ex-Prodam) 
Objetos rituais – máscaras, ornamentos corporais e instrumentos musicais – e do cotidiano – cerâmicas, cestos e bancos esculpidos em madeira – ilustram as diferentes tradições estéticas dos povos que os produzem. Além destas peças, 30 desenhos sobre papel mostram a riqueza da arte gráfica Wajãpi, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Destacam-se ainda as esculturas em madeira dos povos indígenas do Oiapoque. 
Terça a domingos, das 9h às 17h 

Theatro Municipal: Ícone e Memória 
Museu do Theatro Municipal 
Mostra composta de painéis explicativos, fotos de artistas, maquetes de cenários, adereços e outras peças que contam parte da história do Theatro que completará 100 anos em setembro deste ano. 
Segunda a domingo, das 9h às 17h 

Da Independência ao Grito: História de uma Casa de Pau a Pique 
Casa do Grito 
A mostra revela vários aspectos da casa histórica do Parque da Independência por meio de imagens, desenhos, fragmentos do cotidiano e audiovisual. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Da Independência ao Grito: Um Projeto de Monumento 
Parque da Independência
A exposição conta com imagens, textos e projeções de documentários sobre os aspectos que envolveram a proclamação da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, e a construção do Monumento à Independência, 100 anos depois. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Escavando o Passado – A Arqueologia na cidade de São Paulo 
Sítio Morrinhos
A mostra reúne materiais recolhidos em pesquisas arqueológicas realizadas em diversas regiões da cidade, desde o início das ocupações até as primeiras vielas, caminhos e ruas que resultaram no núcleo urbano que se desenvolveu até hoje. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Ambientes Modernos - A Casa da Rua Santa Cruz, de Gregori Warchavchik, e outras Casas da Modernidade 
Casa Modernista 
A exposição resgata o clima de um ambiente moderno e permite ao observador experimentar a proposta modernista em um local projetado pelo arquiteto Warchavchik. Por meio de fotografias, desenhos e textos, a mostra recupera a memória da edificação histórica em seus primórdios, entre 1927 e 1934. 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Memorial da Resistência de São Paulo
Pinacoteca do Estado
O espaço do Memorial da Resistência de São Paulo apresenta quatro eixos temáticos:
O edifício e suas memórias; Controle, repressão e resistência; A construção da memória: o cotidiano nas celas do DEOPS/SP; Da carceragem ao Centro de Referência. 
Entrada gratuita às quintas, das 17h às 22h

Bandeiras e Bandeirantes: Mito e História 
Casa do Bandeirante
A exposição apresenta fatos históricos envolvendo a presença dos bandeirantes em solo paulista, além de fotos do restauro da casa, realizado pela Comissão do IV Centenário da Cidade, e objetos do acervo de bens móveis e da coleção etnográfica do Museu da Cidade de São Paulo, entre outras imagens e reproduções de documentos. 
Pedro Puntoni (professor de História do Brasil Colonial da USP). 
Terça a domingo, das 9h às 17h

Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista
Casa do Tatuapé
A mostra revela os hábitos alimentares dos bandeirantes e tropeiros, apresentando um panorama do cotidiano desses personagens. Estão expostos os instrumentos de madeira adotados pelos portugueses e mamelucos, a palha utilizada na confecção de utensílios, além de receitas com influências indígenas.
Terça a domingo, das 9h às 17h

A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar 
Solar da Marquesa de Santos
Exibição de objetos que pertenciam à Marquesa de Santos, como seu faqueiro, sua cama e o famoso retrato de autoria presumida de Francisco Pedro do Amaral, além de painéis que mostram aspectos da antiga Rua do Carmo, atual Roberto Simonsen, onde se localiza o Solar, e de outras vias do entorno.
Terça a domingo, das 9h às 17h

Gesto Amplificado 
Caixa Cultural São Paulo
A visão das metrópoles a partir das obras desses artistas será o campo de ação da exposição, que pretende mostrar as diversas possibilidades de ações plásticas em detrimento aos distintos suportes de atuação, seja a rua, a galeria, a parede, a tela, o papel, etc. Artistas convidados: Evandro Machado (Rio de Janeiro), Pablo Rosales (Buenos Aires), Demián Flores (Cidade do México), Toz + Gais (Rio de Janeiro), Coletivo Acidum (Fortaleza), Magrão (Rio de Janeiro), Carla Evanovitch e Murilo Carvalho (Belém do Pará), Pedro Sánchez (Rio de Janeiro), Alexandre Órion (São Paulo), Bruno Miguel, Rio de Janeiro 
Terça a domingo, das 9h às 21h




CONFIRA O ARQUIVO DE AGENDAS DO ARTE FREE. INCENTIVANDO A CULTURA PAULISTANA DESDE 2006!

Nenhum comentário: